RONALD REAGAN
Ronald Reagan no fim de seus dois mandatos, viu com satisfação as realizações de seu programa, tido como inovador, que se fixou em revigorar o povo americano que estava com uma reduzida confiança no governo.
Sentiu que tinha cumprido seu projeto de campanha de 1980 para restaurar; O rugido do progresso americano e crescimento do grande otimismo e confiança.
A 6 de fevereiro de 1911, Ronald Wilson Reagan nasceu de Nelle e John Reagan em Tampico, Illinois. Frequentou a High School próximo a Dixon, e formatou então a sua carreira na Faculdade de Eureka. Lá, estudou economia e sociologia, jogando na equipe de futebol, e participando em peças da escola. Depois da graduação, transformou-se um Repórter Esportivo Radifônico. Um teste para o cinema em 1937 fez com que ganhasse o seu primeiro contrato em Hollywood. Durante as duas décadas seguintes apareceu em 53 películas.
Da sua primeira união com a atriz Jane Wyman, teve duas crianças, Maureen e Michael. Maureen faleceu agora, já em 2001. Em 1952 casou-se com Nancy Davis, que era também uma atriz, e tiveram duas crianças, Patricia Ann e Ronald Prescott.
Como o presidente do Sindicato dos Atores de Cinema, Reagan tornou-se negociador nas disputas sobre a introdução da participaçãoo dos atores na indústria de filmes; sua visão política deslocou-se, de liberal para conservador. Excursionou o país como apresentador de televisão, transformando-se num veículo do conservadorismo. Em 1966 foi eleito Governador da Califórnia com uma margem de 1 milhão votos, e reeleito em 1970.
Ronald Reagan que ganhou o posto presidencial republicano em 1980 e escolheu como parceiro o anteriormente congressista no Texas, para a corrida eleitoral, o embaixador George Bush. Os eleitores incomodados pela inflação e pelo longo confinamento dos americanos no Irã acumularam os seus votos republicanos no cartório eleitoral. Reagan ganhou por 489 votos a 49 do presidente Jimmy Carter.
Em 20 de janeiro de 1981, Reagan empossou-se no governo. Apenas 69 dias mais tarde, foi atingido a tiros, por um assassino aleatório, mas se recuperou rapidamente e retornou ao seu dever. Sua simpatia e sagacidade durante o perigoso incidente fizeram com que sua popularidade aumentasse.
Reagan aprovou as leis para estimular o crescimento econômico, para combater a inflação, aumentar o emprego, e para fortalecer a defesa nacional. Aventurou-se em um corte de impostos e de despesas de governo, recusando se desviar disto, tanto quanto do fortalecimento das forças de defesa, conduzidas a um grande deficit.
A renovação da soberania nacional promovida por Reagan, ajudado em 1984 por Bush, fez com que ganhasse o segundo mandato, com um número sem precedentes de votos. Sua vitória deixou seus desafiantes democráticos de fora, Walter F. Mondale e Geraldine Ferraro.
Reagan em 1986 obteve uma revisão do código do imposto de renda, que realizou muitas deduções e isentou milhões de pessoas de baixa renda. No final de sua administração, a nação apreciava este período, gravado como um bom tempo, de prosperidade pacífica, sem recessão ou depressão.
Reagan procurou conseguir na política externa, a ?paz com a força.? Durante seus dois mandatos, aumentou a despesa da defesa em 35 por cento, mas procurou melhorar as relações com a União Soviética. Em reuniões dramáticas com o líder soviético Mikhail Gorbachev, negociou um tratado que eliminava mísseis nucleares. Reagan declarou guerra contra o terrorismo internacional, enviando bombardeiros americanos de encontro à Líbia depois que se evidênciou que Líbia estava envolvida em um ataque a soldados americanos em um clube noturno de Berlim Ocidental.
Requisitando escoltas navais no golfo pérsico, manteve livre o fluxo do petróleo durante a guerra Irã-Iraque. De acordo com a sua doutrina, Reagan deu sustentação às revoltas anti-comunistas na América Central, na Ásia, e na África.
Reagan viu na restauração da prosperidade, o objetivo da paz, e como a força apareceu... mesmo numa situação de aperto.
? tradução livre:
[email protected]