Centro de Aprendizagem Histórica da Índia Medieval - Universidade de Vikramshila
Vikramshila está a 50 km de Bhagalpur no Estado de Bihar. A Universidade de Vikramshila foi fundada no século 8º e cresceu para se tornar o centro intelectual do Budismo Tantrico.
No princípio do século 11º, durante o reinado do Rei Ramapala, havia 160 professores e 1.000 estudantes no monastério. Esta era a época em que a Índia dos anos passados, estava passando por uma fase transitória do período anterior... Medieval.
As grandes dinastias estavam facilitando gradualmente aos invasores do Oeste.
A época mais longa; A Idade Dourada. Valores políticos e sociais estavam se esmigalhando, como era o caso da autoritária política central. Esta era a colocação política quando Dharampala estabeleceu o Vikramshila, no topo de uma colina nas margens do rio Ganges em Magadha.
Uma grupo comum, de estudiosos, governou o Vikramshila e a Universidade de Nalanda. O campus inteiro era circular, em uma estrutura esparramada fora e dentro de um ráio de quase 150 milhas. Havia 53 quartos determinados para praticantes do Tantriko, outros 54 para uso geral e 17 celas monásticas que se abriam nas varandas. Esta era a Universidade do Budismo, principalmente divulgado e já estabelecido.
O Estado era responsável pela a manutenção do PUNDITS, professores e estudantes. Foram premiados e diplomados e os estudiosos compartilhavam do lucro da Universidade.
Vikramshila teve programas de troca de estudantes excelente com o Tibet. O currículo incluia Gramática, Metafísicas, Lógica, Rituais, Astronomia, Medicina e Economia.
A Universidade proveu educação muito boa para os estudantes mas não pôde resistir aos ataques dos invasores que a poderiam destruir logo.
A invasão de Bakhtiyar Khilji desestruturou esta Universidade famosa completamente. Os restos da Universidade de Vikramshila, o centro medievial da conservação e propagação da educação budista, ainda é um regalo visual para as visitas.
Mas é outra questão. Com a ausência de qualquer esforço organizado para se manter levantada, há um perigo iminente de sumir de vez nos anais da história apenas como um monumento que existiu.
Tradução livre:
[email protected]