Deixem A arábia saudita ou morram A sua Província de la Mancha estende-se do Deserto Arábico aos Montes Pamir, no extremo oriental do Afeganistão, seu Rocinante é um jumento anônimo de quem ele se serve para se deslocar pelas montanhas e vales afegãos desde os tempos da guerra contra os russos. Como esposas ele tem quatro Dulcinéias todas elas ex-viúvas, pois como bom muçulmano não se contenta com uma só mulher. Magro e hirto, com a barba profética caindo-lhe pelo peito, ergue-se do fundo da sua caverna nas Montanhas Zazi, na província de Paktia, para com seu dardo vingador atingir os ímpios e as abominações modernas. Empunha a lança islâmica para "desfazer agravos e sem razões.
10 de Março de
1957 ou
30 de Julho de
1957 árabe: comumente conhecido como Osama bin Laden é um
militante saudita armado pela
CIA durante a guerra fria para combater as tropas da antiga
URSS durante a invasão ao
Afeganistão. Tornou-se chefe da
Al-Qaeda, uma organização islamita com o objetivo de eliminar a influência de países estrangeiros em nações islamitas. Especula-se que tal organização está envolvita em diversos atentados terroristas. É procurado pelo
FBI devido aos atentados de
11 de Setembro nos
EUA, embora não existam provas suficientes de tal.
É membro da abastada bin Laden, que o renegou publicamente em
1994, pouco antes do governo da
Arábia Saudita lhe retirasse a
cidadania, e anos antes dos
ataques de 11 de Setembro de
2001. Se não fosse o "inimigo público número um e pudesse circular pelas ruas comerciais das grandes cidades da Europa e dos Estados Unidos, ninguém, ao vê-lo, diria se tratar do herdeiro de US$ 300 milhões e de um fanático engajado desde 1982 na chamada guerra santa islâmica.
O homem que pode estar por detrás da maior e mais sangrenta operação terrorista da história ocidental é também um hábil semeador de falsas pistas sobre sua história e seu paradeiro. A religiosidade ganhou sua primeira tradução política quando, no fim dos anos 70, Bin Laden, casado desde os 13 anos com uma parente síria e estudante em administração pública na Universidade Rei Abdul-Aziz, foi convidado por amigos que conheceu na Fraternidade Islâmica, uma confraria estudantil, a visitar campos em que voluntários afegãos e de outras origens árabes treinavam para combater o regime pró-soviético de Cabul.
Tornou-se, pela mesma causa, um coletor de fundos junto a seus irmãos e outros milionários sauditas. A partir de 1982, se engaja como combatente eventual. Dois anos depois, monta um centro afegão de acolhimento a voluntários vindos de outros países.
O engajamento se aprofunda em 1986. Bin Laden passaa comandar suas próprias tropas, embrião dos cerca de 10 mil partidários que os serviços ocidentais de inteligência hoje atribuem a ele. Entre seus subordinados ou mercenários, militares formados na Síria e Egito e jovens sunitas engajados na causa teocrática. Participou ao todo de cinco grandes batalhas, antes da retirada soviética, em 1989. tem evidências de que o líder da
Al Qaeda Osama bin Laden está seriamente doente ou morto. um ex-agente indiano que preferiu não se identificar, que corroboram a tese de que bin Laden morreu de falência múltipla dos órgãos em Abril do ano passado. É difícil provar ou refutar essas coisas e nada tenha sido ouvido falar sobre bin Laden desde Dezembro do ano passado.