SUPERMAC
Há algo mágico sobre Newcastle unido à camisa do número 9; nenhum clube parece ter tanta paixão pelo seu centro-avante. Porque este clube e Malcolm Macdonald estão entre um número seleto de lendas que fizeram essa camisa famosa:
Hughie Gallagher; Jackie Milburn... O Shearer de Alan é outro.
Malcolm Macdonald, ou Supermac, enquanto cristão, pelos templos de adoração do Tyneside, jogou seu futebol, e isso, o mais estranho, na época do futeboll inglês, lá pelos anos de 1970. Este era um momento de campos deteriorando e de público declinando, mas era também uma época em que os clubes ingleses, dominavam a Europa antes que a equipe nacional inglesa entrasse na década do final de glória na Copa do Mundo. Sobretudo, era um momento de grandes personalidades: Kevin Keegan; Mick Channon; Sphere de Alan; Don Revie...
Supermac escreveu uma introspecção fascinante do mundo do football profissional durante esta década. De seus primeiros dias em Fulham e em Luton, até seus dias de glória em Newcastle, e ao movimento do Arsenal para um terço de milhão de libras - uma taxa incrível para aquele tempo.
Há um espaço livre, claro, para o retrato do jogo, que ama obviamente; o povo que trabalhou e o mundo frequentemente escuro da política do futebol.
As capas de livro, sua carreira na Inglaterra, sua aposentadoria por contusão, sua carreira administrativa (menos ilustre, pelo problema da bebida, suas dificuldades em estabelecer-se sózinho fora do mundo do futebol, suas uniões e seu sucesso eventual no meio, como uma personalidade).
O que traz valor ao trabalho deste livro é a ambivalencia da vida de um jogador de futebol profissional neste tempo.
Determinadas passagens mostram isso bem. Os jogadores unidos de Newcastle em vôos altos, foram adorados por dezenas de milhares em cada sábado, mas gastaram seus dias de treinamento, tiritando e fazendo confusão em volta do fogão elétrico de duas trempes em uma terra semi-desamparada, treinando em mudar de quadro.
Terry Hibbitt, que é tirado após um jogo que faltou, pelo gerente do Newcastle; Lee de Gordon, que foi deixado ir, pendurado na barra do ônibus da equipe, até quando este encalhou à esquerda nos Midlands. Este livro é embalado com tais histórias e imagens e é uma maravilhosa leitura para todos que amam o jogo de futebol; especialmente aqueles que gastaram tempo com o futebol prestando atenção na infância e na juventude durante esta era estranha do futebol nacional inglês.
? tradução livre:
[email protected]