Filomena Borges 
(Aluísio de Azevedo)
  
É o quinto romance de Aluísio   Azevedo, que escreveu também O Mulato, O Cortiço e Casa de Pensão   considerados os romances mais importantes do autor. Por ser visto como   o ''pai'' do naturalismo no Brasil, influenciado pelos escritores Eça de   Queirós e Émile Zola, fundadores do naturalismo na Europa, Aluísio   Azevedo busca em seus romances uma representação mais ou menos fiel do   observado, fugindo assim da tendência romântica de idealização da   realidade. Em seus livros, o cotidiano da vida na cidade, com alguns de   seus personagens mais típicos, é elemento constante. Neste romance   encontramos o casal Borges e Filomena: esta, ambiciosa, busca através   do casamento uma forma de ascender socialmente.    Borges, no entanto, embora possua   bens, é pacato, dócil cidadão sem muitas ambições. Assim, não   corresponde ao ideal de marido que Filomena tem em mente. Esta buscará,   então, modificá-lo a todo custo. Um incidente na primeira noite mostra   para Borges como será difícil seu casamento: Filomena o expulsa do   leito nupcial, obrigando-o a dormir fora do quarto. Durante muito tempo   a situação permanece sem alteração, apesar dos agrados constantes de   Borges à esposa do cumprimento de todas as exigências dela, as quais,   finalmente, acabarão por modificar profundamente o pacato marido, além   de levá-lo à ruína econômica. Borges faz tudo pelo sentimento que   dedica à esposa, mas nunca chegará a desfrutar do que deseja acima de   tudo: paz e tranqüilidade ao lado de sua Filomena.    Segundo o crítico Antônio Cândido,   deve-se ler Filomena Borges "pelo viés do divertimento". De fato, o   autor cria situações hilariantes com o casal Borges e Filomena. Ainda,   diz Cândido, "este romance é importante para a compreensão da   personalidade literária de Aluísio Azevedo, que se caracteriza por uma   mistura de bom humor e melancolia". O grande número de palavras   francesas de que se utiliza o autor, decorre da tendência vigente na   época, quando a nossa literatura não só fazia uso abundante de termos   franceses como tinha nela seu principal modelo.  
 
  
 
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