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Cidades Mortas
(Monteiro Lobato)

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Publicado em 1919, pela Revista do
Brasil, este segundo livro de Lobato levava o subtítulo " Contos e
Impressões " e reunia trabalhos bastante antigos , alguns do tempo de
estudante de Lobato. Em edições subsequentes, novo textos
acrescentaram-se à obra. O título do livro é tomado de um texto de
1906. Numa espécie de crônica ou ensaio, num tom entre irônico e
saudosista, Lobato delineia o espaço de sua obra: o norte paulista do
vale do Paraíba, "onde tudo foi e nada é: Não se conjugam verbos no
presente. Tudo é pretérito. "(...) cidades moribundas arrastam um viver
decrépito. Gasto em chorar na mesquinhez de hoje as saudosas grandezas
de dantes".
É , portanto num cenário de
decadência representado por ruas ermas , casarões em ruínas e armazéns
desertos, que o livro introduz o leitor, fazendo-o acompanhar de um
ponto de vista irônico figuras igualmente decadentes de homens e
mulheres. Cabelos Compridos e o Espião Alemão são os dois contos mais
conhecidos do livro. Os contos de Cidades Mortas entremeiam-se com
digressões, como a aguda crítica aos ficcionistas românticos (Alencar,
Macedo, Bernardo Guimarães) , que transcrevemos: "No concerto de nossos
romancistas, onde Alencar é o Piano querido das moças e Macedo a
Sensaboria relambória dum flautim piegas, Bernardo é a sanfona.
Lê-lo é ir para o mato , para a roça-
mas uma roça adjetivada por menina de caudalosos, as matas virentes, os
píncaros altíssimos, os sabiás sonoros , as rolinhas meigas. Bernardo
descreve a natureza como qualificativos surrados do mau contador. Não
existe nele o vinco enérgico de impressão pessoal. Vinte vergéis que
descreva são vinte perfeitas invariáveis amenidades. Nossas
desajeitadíssimas caipiras são sempre lindas morenas cor de jambo.
Bernardo falsifica o nosso mato. Onde toda gente vê carrapatos ,
pernilongos espinhos, Bernardo aponta doçuras insetos maviosos, flores
olentes. Bernardo mente."



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