BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Sonda Cassini-huygens
(Rui Arts)

Publicidade
Sonda Cassini-Huygens

 


 



Cassini-Huygens



Contratantes principais:
NASA, ESA

Tipo de missão:
Órbita

Massa:
2523 kg

Planeta:
Saturno

Data de Lançamento:
15 de Outubro de 1997 ás 08:43:00 UTC

Veículo de Lançamento:
Titan IV-Centaur

Local de lançamento:
Cabo Canaveral, Estados Unidos

N° Catálogo NSSDC:
1997-061ª

Página da Web:
Página da Missão
A sonda Cassini-Huygens é um projeto colaborativo entre a ESA (agência europeia da qual Portugal faz parte) e a NASA para estudar Saturno e as suas luas através de uma missão espacial não tripulada. A nave espacial consiste de dois elementos principais: a Cassini orbiter e a sonda Huygens. Foi lançada a 15 de Outubro de 1997 e entrou na órbita de Saturno no 1° de Julho de 2004. É a primeira sonda a orbitar Saturno.

//



 Visão geral
 
Os principais objetivos da Cassini são:

determinar a estrutura tridimensional e comportamento dinâmico dos anéis;
determinar a composição das superfícies e a história geológica dos satélites;
determinar a natureza e origem do material escuro do hemisfério dianteiro de Iápeto.
medir a estrutura tridimensional e comportamento dinâmico da magnetosfera.
estudar o comportamento dinâmico das nuvens de Saturno;
estudar a vulnerabilidade temporal das nuvens e a meteorologia de Titã;
caraterizar a superfície de Titã a uma escala regional.
A sonda Cassini-Huygens foi lançada do Centro Espacial Kennedy usando um foguetão Titan IVB/Centaur da Força Aérea dos EUA. O lançamento do veículo foi feito por um foguetão de dois estágios, o Titan IVB, dois motores-foguetão cintados, o estágio Centaur acima, e área para transporte de carga. O sistema de vôo completo do sistema Cassini foi composto por um veículo de lançamento e pela sonda.
A sonda é composta pelo orbitador Cassini e a sonda Huygens. A Cassini irá orbitar Saturno e as suas luas durante quatro anos, e a Huygens irá mergulhar na atmosfera de Titã e pousar na sua superfície. A Cassini-Huygens é uma colaboração internacional entre três agências espaciais. Dezessete países contribuíram para a construção da sonda. A Cassini orbiter foi construída e gerida pelo laboratório JPL da NASA. A sonda Huygens foi construída pela ESA. A Agência Espacial Italiana foi responsável pela construção da antena de comunicação de alto-ganho da Cassini.
O custo total da missão Cassini-Huygens é de cerca de 3 biliões de euros. Os Estados Unidos contribuíram com grande parte do custo, sendo o restante repartido entre a ESA, que contribuiu com 500 milhões de euros, e a agência italiana, que contribuiu com cerca de 150 milhões.

Instrumentação
A instrumentação da Cassini consiste em: um mapeador de RADAR, um sistema de imagem CCD, um espectrómetro de mapeamento visível/infravermelho, um espectrómetro de infravermelhos composto, um analisador de poeira cósmica, uma experiência de ondas de rádio e plasma, um espectrómetro de plamas, um espectrómetro de imagens ultravioleta, um instrumento de imagens de magnetosferas, um magnetômetro, um espectrómetro de massa de iões/neutral. Telemetria para a antena de comunicações assim como outros transmissores especiais (um transmissor S-band e um sistema de frequência dual Ka-band) que serão usados para fazer observações das atmosferas de Titã e Saturno, e para medir os campos de gravidade do planeta e dos seus satélites.

Eventos importantes
 

 Lançamento e viagem
15 de Outubro de 1997 ? Cassini lançada às 08:43 UTC.
26 de Abril de 1998 ? Primeira passagem pelo planeta Vénus para empurrão gravitacional.
24 de Junho de 1999 ? Segunda passagem pelo planeta Vénus para empurrão gravitacional.
18 de Agosto de 1999 03:28 UTC ? Passagem pelo planeta Terra para empurrão gravitacional. Uma hora e vinte minutos antes, a Cassini fez a maior aproximação à Lua a uma distância de 377 000 km, e tirou uma série de imagens de calibração.
23 de Janeiro de 2000 ? Passagem pelo asteróide 2685 Masursky às 10:00 UTC. A Cassini tirou imagens (<1>) 5 a 7 horas antes a 1,6 milhões de km de distância e estimou um diâmetro de 15 a 20 km.
30 de Dezembro de 2000 ? Passagem pelo planeta Júpiter para empurrão gravitacional. A Cassini esteve no ponto mais próximo deste planeta neste dia, e fez muitas medições científicas. Também produziu o retrato colorido global mais detalhado de Júpiter; as caraterísticas mais pequenas têm aproximadamente 60 km de diâmetro.
30 de Maio de 2001 ? Na viagem entre Júpiter e Saturno, notou-se o aparecimento de um "embaçamento" nas fotografias tiradas pela câmera de ângulo cerrado da Cassini. De ínicio, foi visto numa fotografia da estrela Maia do aglumerado das Plêiades, tirada depois de um período de aquecimento de rotina.
23 de Julho de 2002 ? No final de Janeiro, um teste foi feito para remover o "embaçamento" das lentes da câmara de ângulo cerrado, aquecendo-a. O objetivo foi conseguido aquecendo-se a câmera até 4 graus Celsius durante oito dias. Mais tarde, o aquecimento foi estendido para 60 dias, e a imagem da estrela Spica mostrou um melhoramento de mais de 90% quando comparado com o período anterior ao aquecimento. A 9 de Julho, a imagem mostrou que o procedimento de remoção de embaçamento foi completado com sucesso (<2>).
10 de Outubro de 2003 ? A equipa de cientistas da Cassini anunciou os resultados de um teste da teoria da gravidade de Einstein, usando sinais de rádio da sonda Cassini. Os cientistas observaram uma mudança de frequência nas ondas de rádio de e para a sonda, assim que esses sinais viajaram mais perto do Sol. Testes anteriores estavam de acordo com as previsões teóricas com uma precisão de uma parte em mil. A experiência da Cassini melhorou a precisão até cerca de 20 partes em um milhão, com os dados ainda a suportar a teoria de Einstein.

A chegada a Saturno
27 de Fevereiro de 2004 ? Uma nova fotografia de alta resolução tirada pela Cassini no dia 9 de Fevereiro foi divulgada. A imagem surpreendeu os cientistas da missão devido ao facto de não ser visível nenhum "fantasma" nos anéis de Saturno. Estas estruturas escuras na secção "B" do anel foram descobertas nas imagens tiradas pela sonda Voyager em 1981<3>. Outra imagem, em luz infravermelha, tirada a 16 de Fevereiro mostra diferenças na altura das nuvens. A mesma pertubação era visível nas imagens tiradas pelo Telescópio Espacial Hubble nos anos 90 do século XX.
12 de Março de 2004 ? Fotografias tiradas a 23 de Fevereiro não mostram uma característica descoberta pela Voyager: espessamentos no exterior do anel "F". Ao tempo, o que não pôde ser deduzido foi o tempo de vida exacto destes espessamentos, e espera-se que a Cassini produza dados decisivos sobre esta questão. O primeiro conjunto de imagens mostra um conjunto de espessamentos ao longo do anel "F".
26 de Março de 2004 ? A equipa de cientistas da Cassini publicou a primeira sequência de imagens de Saturno mostrando nuvens a moverem-se a alta velocidade à volta do planeta. Usando um filtro para ver melhor o vapor de água no topo da cobertura de nuvens densas, movimentos nas regiões equatorial e sul são claramente visíveis. (Sequência GIF do laboratório JPL). As imagens foram obtidas entre os dias 15 e 19 de Fevereiro.
8 de Abril de 2004 ? A primeira observação de longo prazo da dinâmica das nuvens da atmosfera de Saturno foi publicada por cientistas da missão. Um grupo de fotografias mostra duas tempestades, nas latitudes sul, a aglomerarem-se durante o período de 19 a 20 de Março. Ambas as tempestades tinham um diâmetro de cerca de 1000 km antes de se juntarem.


15 de Abril de 2004 ? A NASA anunciou que os dois satélites naturais descobertos pela Voyager 1 foram



Resumos Relacionados


- Planeta Saturno

- Astronomia - Continua A Busca Por Formas De Vida Fora Da Terra

- Satélites

- Lua De Saturno Tem Oceano Salgado

- Www.messenger.com



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia