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História Da Geórgia Do Sul E Sandwich Do Sul Parte Iii
(Rui Arts)

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Existem cerca de duzentos túmulos na ilha, datados de 1820 em diante, dentre eles o túmulo (de 1922) do famoso explorador antártico Sir Ernest Shackleton, que estabeleceu a rota até o Pólo Sul. Em 1916, Shackleton cruzou o Mar de Scotia, em uma das mais extraordinárias jornadas a bordo de um pequeno barco da história marítima, e alcançou a ilha de Geórgia do Sul, onde organizou o bem-sucedido salvamento de sua equipe de expedição, encalhada nas ilhas Shetland do Sul.
 
As observações meteorológicas em Grytviken foram iniciadas por Carl A. Larsen em 1905, e continuadas pela Companhia Argentina de Pesca, após 1907, em cooperação com o Departamento Meteorológico Argentino, o que foi feito de acordo com as exigências da licença britânica de baleação, até sua mudança, em 1949.
A administração local de Geórgia do Sul foi conduzida por meio de um magistrado britânico, e oficializada pela Carta Patente britânica de 1908, a qual foi transmitida ao Ministério de Relações Estrangeiras da Argentina, e reconhecida formalmente em 18 de março de 1909, sem objeções. Além disso, os navios mercantes e da marinha argentina, e todos os cidadãos argentinos que visitaram a ilha nos anos subseqüentes, cumpriram com as formalidades portuárias, aduaneiras e de imigração da administração britânica local.
Durante a Segunda Guerra Mundial, as estações baleeiras foram todas fechadas, com exceção de Grytviken e Leith Harbour. A maioria das fábricas flutuantes de óleo de baleia norueguesas e britânicas ? grandes navios que operavam em alto-mar e processavam as baleias caçadas pelos barcos baleeiros ? foram destruídas pela marinha alemã, enquanto o restante dos navios foram convocados a servir ao lado dos Aliados. A Marinha Real Britânica armou o navio mercante Queen of Bermuda para patrulhar as águas de Geórgia do Sul e Antártica. A tripulação era composta de voluntários noruegueses, treinados especificamente para esse propósito.
O primeiro pronunciamento oficial de reivindicação da Geórgia do Sul pela Argentina foi feito em 1927, e a primeira reivindicação de soberania argentina sobre as ilhas de Sanduíche do Sul foi feita em 1938. Desde então, a Argentina firmou seus pedidos de posse de Geórgia do Sul e de Sanwich do Sul na Corte Internacional de Justiça e em tribunais arbitrais independentes, mas teve seus pedidos rejeitados diversas vezes (em 1947, 1951, 1953, 1954 e 1955).
 
A base naval argentina de Corbeta Uruguay foi construída clandestinamente na ilha Thule, pertencente às Ilhas Sanduíche do Sul, em 7 de novembro de 1976, e foi objeto de diversos protestos do Reino Unido, o primeiro deles em janeiro de 1977. Chegou a ser ocupada pelos britânicos após a vitória nas Ilhas Falkland, mas foi repatriada pelos argentinos em 1982.
Durante a Guerra do Atlântico Sul, as forças argentinas ocuparam os portos de Grytviken e de Leith, em 3 de abril de 1982, depois de uma batalha que durou cerca de duas horas, em que a fragata argentina Guerrico ficou seriamente danificada e um helicóptero argentino foi destruído, o que impediu a Argentina de ocupar o restante da ilha. Não obstante, a base na Ilha Bird e os acampamentos na Baía de Schlieper, a geleira Lyell e a Baía de Saint Andrews permaneceram sob o controle britânico. Em 25 de abril de 1982, a marinha britânica abalroou e capturou o submarino argentino Santa Fé em Geórgia do Sul, fazendo com que os argentinos se rendessem.
 
Após a guerra, o Reino Unido manteve uma pequena guarnição de engenheiros militares em Grytviken até março 2001, quando a ilha retornou ao governo civil.
Devido à sua remota localização no oceano e ao clima severo, não havia em Geórgia do Sul nenhuma população indígena quando foi descoberta, e as famílias posteriormente fixadas ali não perduraram por mais de uma geração até agora. Os atuais centros populacionais incluem Grytviken, Ponto Rei Eduardo, a base em Ilha Bird e Husvik. No Ponto Rei Eduardo concentra-se a alfândega e a residência domagistrado britânico e das autoridades portuárias, bem como a aduaneira, a imigração, a indústria pesqueira e o serviço postal.
Desde 1995, o Departamento Meteorológico Sul-Africano, com a permissão britânica, mantém duas estações meteorológicas automáticas na ilhas Zavodovski e Thule, localizada no arquipélago vulcânico desabitado das ilhas Sanduíche do Sul.



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