Braços Abertos Para O Turismo
(Rui Arts)
Braços abertos para o turismo A cidade do Rio de Janeiro está tendo uma oportunidade única para alavancar o setor de turismo. A realização dos jogos Pan-americanos e a eleição do Cristo Redentor como uma das sete maravilhas do mundo moderno divulgam o nome da cidade internacionalmente, potencializando a nossa vocação de receber viajantes. Os dois acontecimentos, segundo dados do mercado, seriam responsáveis por um aumento de 20% no número de visitantes recebidos pela cidade. O setor, portanto, experimentará um crescimento relevante nos próximos quatro anos. Este momento já está sendo refletido pela iniciativa privada. Segundo dados do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Município do Rio de Janeiro (SindRio), nos últimos 12 meses foram criados 2.500 novos quartos, divididos em sete novos hotéis. Além disso, o Pan fez com que o setor criasse mais 4 mil vagas permanentes de trabalho, além de mil oportunidades temporárias. O Ministério do Turismo anunciou que, com a eleição do Cristo, espera que o País receba mais R$ 540 milhões anuais. É necessário, entretanto, fazer o dever de casa. A começar por uma boa divulgação do Rio de Janeiro no exterior - a cidade representa 40% dos destinos para o Brasil. Em seguida, o alvo deve ser o próprio Cristo Redentor, que precisa ter seus acessos e infra-estrutura melhorados, afinal a demanda pela visita crescerá. E a perspectiva da municipalização do monumento é interessante, pois permitiria um melhor entrosamento entre os serviços existentes no entorno, proporcionando mais organização, segurança e receptividade. Quando pensamos nas questões macro de infra-estrutura do setor turístico, é fundamental o bom funcionamentos nos nossos aeroportos, que têm de servir de estímulo aos turistas e não ser um fator de impedimento para que as pessoas saiam de suas cidades. A formação de profissionais qualificados e preparados para receber o turista também é um desafio. A realização do Pan e a eleição do Cristo poderão gerar aproximadamente 250 mil empregos diretos e indiretos no setor, e temos que ter pessoas preparadas para ocupar estas vagas. É necessária uma atenção especial à segmentação do mercado turístico. Um bom exemplo é o turismo de negócios, responsável por grande parte da movimentação econômica do setor. A inauguração de um novo centro de convenções na Cidade Nova, ao lado do Centro Administrativo da Prefeitura, já foi um grande avanço, pois aumenta as possibilidades de reuniões de diferentes portes na cidade. E qual o profissional que não gostaria de viajar a trabalho para o Rio de Janeiro e poder desfrutar um pouco das belezas da cidade? A eleição do Cristo poderá gerar um importante movimento de turismo religioso, pois o monumento foi o único dos sete eleitos a ter relação com a religiosidade. Poderíamos continuar a enumerar os nichos que podem ser muito bem atendidos na nossa cidade: esportistas, casais em lua-de-mel, ambientalistas... É importante, portanto, que a cidade esteja preparada para receber diferentes tipos de turistas e saiba acolhê-los, respeitando suas diferenças e proporcionando segurança e opções de lazer. Pensar o futuro da economia do Rio significa tratar o segmento do turismo como um dos que têm mais potencial de desenvolvimento e de geração de empregos para os cariocas de hoje e do amanhã. Este texto foi escrito por um leitor do Globo Online. Quer participar também e enviar o seu?
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