BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Ásia
(Rui Arts)

Publicidade
Ásia

 

 

Nota: Se procura por outras definições de Ásia, consulte Ásia (desambiguação).



Mapa-múndi com a localização da Ásia em destaque.



A Ásia vista do espaço - cortesia NASA.
A Ásia é o maior continente da Terra, com 8,6% da superfície planetária (ou 29,4% das terras emersas). Parte oriental da Eurásia, a Ásia é também o continente mais populoso, com mais de 60% da população mundial.
Localizada principalmente nos hemisférios oriental e setentrional, a Ásia costuma ser definida como a porção da Eurafrásia (o conjunto África-Ásia-Europa) que se encontra a leste do mar Vermelho, canal de Suez e montes Urais, e ao sul do Cáucaso e dos mares Cáspio e Negro. É banhada a leste pelo oceano Pacífico (mar da China Meridional, mar da China Oriental, mar Amarelo, mar do Japão, mar de Okhotsk e mar de Bering), ao sul pelo oceano Índico (golfo de Áden, mar Arábico e golfo de Bengala) e ao norte pelo oceano Ártico.
O gentílico de "Ásia" é asiático (ou asiano, asiânico, ásio).<1>





Índice

1 Etimologia
2 Fronteiras

2.1 Fronteira ásio-européia
2.2 Fronteira ásio-americana
2.3 Fronteira ásio-africana
2.4 Fronteira ásio-oceânica
3 Países e territórios

3.1 Países independentes
3.2 Territórios
3.3 Grandes regiões da Ásia
4 História
5 Geografia
6 Economia
7 Referências
8 Ver também
9 Ligações externas


//


Etimologia
O termo "Ásia" foi recebido pela língua portuguesa através do latim, a partir do grego antigo ????. O primeiro registro do topônimo é encontrado em Heródoto: em cerca de 440 a.C., aquele historiador grego mencionava a uma divisão do mundo em três partes, cujos nomes referiam-se a personagens da mitologia grega: a Europa, em homenagem à ninfa oceânida ou à filha de Agenor; a Líbia (que é como os gregos antigos chamavam a África), em homenagem à mãe de Agenor; e a Ásia (????), em homenagem a outra ninfa oceânida, mais conhecida como Clímene. À época, o termo Ásia servia para designar a atual Ásia Menor (Anatólia) ou, por oposição ao mundo grego ou egípcio, o Império Persa. O termo ????, por sua vez, pode ser derivado do acádio w)a?û(m), que significa "subir", "sair", com respeito ao nascer do sol.
Outra explicação para a etimologia refere-se a Homero, que menciona NA Ilíada um certo Asios, aliado dos troianos e filho de Hírtaco. O nome "Asios" proviria de Assuwa, uma confederação de Estados do século XIV a.C. localizada no oeste da Anatólia e cujo nome teria origem no hitita assu, que significa "bom".

Fronteiras
O conceito europeu dos três continentes no Velho Mundo é proveniente da Antigüidade Clássica e foi perpetuado na Idade Média, em especial devido a Isidoro de Sevilha. Embora esta interpretação de continentes tripartites (África, Ásia e Europa) seja a mais comum nos tempos modernos, a descoberta da extensão da África e da Ásia tornou-a relativamente anacrônica. Em especial, os critérios que definem a Europa como um continente distinto da Ásia poderiam aplicar-se a porções da Ásia, como o Oriente Médio, a Ásia meridional, a Insulíndia e outras (embora tais regiões geográficas não costumem ser vistas como continentes separados).
Além do território continental, incluem-se também na Ásia os arquipélagos siberianos, as Curilas, Sacalina, as ilhas japonesas, a ilha Formosa, as Filipinas, as Ilhas de Sonda, Ceilão e milhares de ilhas menores.

Fronteira ásio-européia
No século XVIII, o tsar Pedro I, desejoso de incluir a Rússia entre as potências européias, fez com que seu geógrafo, Tatichtchev, propusesse em 1703 considerar como fronteira ásio-européia os montes Urais, o rio Ural e o Cáucaso, em lugar do rio Don, por cujo critério a Rússia estaria integralmente incluída na Ásia.
A recente ampliação da União Européia na direção da Ásia trouxe novamente à baila o problema do traçado exato doslindes entre a Europa e a Ásia, em especial nos Bálcãs e na Europa Oriental. Alguns geógrafos propõem empurrar os limites além do Cáucaso, de modo a incluir na Europa, em particular, a Armênia e a Geórgia. Outros, ao revés, prefeririam fixar a fronteira na depressão de Manytch, localizada no norte do Cáucaso, com vistas a incluir os povos túrquicos do Cáucaso na Ásia.
Em que pesem as controvérsias, a fronteira ásio-européia mais aceita corresponde à linha que passa pelos Dardanelos, mar de Mármara, Bósforo, mar Negro, Cáucaso, mar Cáspio, rio Ural até sua fonte, e montes Urais até o mar de Kara.
Em geral, os geólogos e geógrafos físicos não consideram a Ásia e a Europa continentes separados. Pelo critério fisiográfico, a Ásia é a porção maior do continente da Eurásia e a Europa, uma península do noroeste da Eurásia. Ademais, do ponto de vista geológico, África, Ásia e Europa constituem um único território continental e compartilham uma única plataforma continental. Quase toda a Europa e grande parte da Ásia estão sobre a Placa Euroasiática, a qual se encontra ao sul com as Placas Arábica e Indiana; a Sibéria, em grande medida, encontra-se sobre a Placa Norte-americana.
Para uma discussão do problema, ver artigo Nação transcontinental.

Fronteira ásio-americana
No extremo nordeste da Ásia, a Sibéria é separada da América do Norte pelo estreito de Bering. Para facilitar, a fronteira entre os dois continentes corresponde à fronteira russo-estadunidense. Portanto, as ilhas Komandorski são asiáticas, enquanto que o restante das Aleutas é americano.

Fronteira ásio-africana
A fronteira entre a Ásia e a África costuma ser fixada no istmo de Suez, o que faz do Sinai território asiático. Como o Egito se encontra a cavaleiro dos dois continentes, alguns geógrafos propuseram considerar como linde ásio-africano a fronteira israelo-egípcia.

Fronteira ásio-oceânica
Em 1831, o explorador e geógrafo Jules Dumont d''Urville dividiu a Oceania em quatro regiões: Polinésia, Micronésia, Melanésia e Insulíndia (então chamada Malaísia). Esta última porção veio posteriormente a ser considerada como integrante da Ásia, o que explica a atual fronteira entre Ásia e Oceania: o conjunto das ilhas indonésias é asiático, exceto pela Nova Guiné e ilhas próximas. Entretanto, o caráter arbitrário destes limites levou alguns geógrafos a propor a linha de Wallace como fronteira. Outros prefeririam incluir toda a Indonésia na Ásia, dela excluído o Timor-Leste.

Países e territórios



Mapa político da Ásia. Esta interpretação dos limites da Ásia inclui a Armênia e a Geórgia.

 Países independentes





Afeganistão
Arábia Saudita
Arménia<2>
Azerbaijão<3>
Bahrein
Bangladesh
Brunei
Butão
Cambodja
Cazaquistão<4>
República Popular da China
Chipre<5>
Singapura
Coréia do Norte
Coréia do Sul
Egito<6>
Emirados Árabes Unidos


Filipinas
Geórgia<7>
Iémen
Índia
Indonésia<8>
Irã
Iraque
Israel
Japão
Jordânia
Kuwait
Laos
Líbano
Maldivas
Malásia
Mongólia
Myanmar
            


Nepal
Omã
Paquistão
Qatar
Quirguistão
Rússia<9>
Síria
Sri Lanka
Tadjiquistão
Tailândia
Taiwan<10>
Timor-Leste<11>
Turcomenistão
Turquia<12>
Uzbequistão
Vietnã

Territórios

Cisjordânia (sob ocupação de Israel)<13>
Chagos (dependência da colónia britânica <14>Território Britânico do Oceano Índico)
Cocos (dependência australiana)<15>
Faixa de Gaza (antigamente sob ocupação de Israel, hoje sobre adiministração da Autoridade Palestina)<16>
Ilha Christmas (dependência australiana)<17>
Macau
Hong Kong<18>
A Ásia inclui ainda o território com estatuto não definido de Taiwan (não reconhecido como Estado independente pelas Nações Unidas nem pela maioria dos seus membros).

Grandes regiões da Ásia

 

Divisão da Ásia em regiões, conforme cr



Resumos Relacionados


- O Oceano Índico

- América Do Norte

- Europa

- Mar Mediterrâneo

- Turquia



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia