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Cyrano De Bergerac
(Edmund Rostand)

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O Valente espadachim e romântico poeta Cyrano de Bergerac não é nenhum fruto da imaginação criativa de Edmond Rostand : Saviniano Hércules Cyrano de Bergerac nasceu em Paris em 1619. Aos 19 anos entra  na carreira militar, tornando-se cadete da Guarda de Paris. Participa nalgumas batalhas, inclusive do cerco de Arras , onde recebe um golpe na garganta, e por causa disso deixou a vida militar. Em 1653, trabalha na casa do duque de Arpajon, instalando-se no palácio de Marais, onde é ferido na cabeça devido por um pedaço de madeira que caiu do tecto. Em 1655, pressentindo a morte, vai para a casa de uma prima- a baronesa de Neuvillette-, e morreu cinco dias depois. Cyrano talvez não tenha tido a coragem, o heroísmo e a nobreza do personagem de Rostand. Mas era um homem muito polémico e também muito dado à cultura. Foi escritor, teatrólogo, filósofo, ensaísta, comediante e boémio. E parece que tinha realmente um grande nariz, causa de zombarias que o levavam a bater-se em duelo frequentemente. Sua obra é pouco expressiva, mas bastante curiosa. Escreveu um volume de Cartas, algumas contendo vigorosos ataques a personalidades da época; uma comédia, Le pédant joué, onde critica seus antigos chefes militares; uma tragédia. A morte de Agripina, citada na peça de Rostand; e uma obra audaciosa, chamada O outro mundo. Muitos dos factos e personagens incluídos em Cyrano de Bergerac são verídicos, como a batalha de Arras e o inimigo Montfleury. O famoso escritor Moliére foi realmente contemporâneo de Cyrano, e parece Ter sofrido certa influência dele ( na peça , é acusado de plagiá-lo). Rostand cita  personagens de outros autores do século XVII, como por exemplo D''Artagnan, o conhecido herói da obra Os três mosqueteiros, de Alexandre Dumas. Quanto a Roxana, fora a prima que acolheu Curano antes de sua morte. Não se sabe, se a devotada paixão do célebre narigudo era real, nem tão intensa. Na peça, a jovem aparece como uma "preciosa", uma típica mulher da sociedade parisiense dos meados do século XVII, que frequentava salões mundanos, usando linguagem rebuscada e muito artificial. Embora Molière as satirizou em sua peça As Preciosas ridículas, Rostand não apresenta uma Roxana caricatural, apesar de ela se mostrar um pouco frívola e fascinada pela literatura empolada de Cyrano. Cyrano de Bergerac foi representada em inúmeros países. No Brasil foi traduzida em 1907 por Carlos Porto Carreiro, tendo feito um trabalho admirável é uma verdadeira proeza de habilidade linguistica.
 



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