BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Ética Globalizada & Sociedade E Consumo
(Júlio José Chiavenato)

Publicidade
      O livro intitulado Ética Globalizada & Sociedade e Consumo de Chiavenato objetiva apresentar que o homem é um ser que cria e essa criação serve para "dominá-lo". Assim, segundo o autor, a "globalização é um processo que age sobre o homem"(p.05) para satisfazer o próprio, porém, essa satisfação se limita a um pequeno grupo de dominante, alienando os dominados, os quais não têm a oportunmidade de agir por si mesmo.
      Chiavenato expõe  que a sociedade passou por muitas mudanças, mas como essas se dão de cima para baixo, a estrutura social não evoluiu, pelo contrário, com as rápidas mutações, em que a tecnologia se faz presente, contribuíram para que a humanidade presenciasse a precariedade de muitos e a desigualdade social é marcante.
     Com o capítulo O velho vestido de novo o autor faz uma crítica social, pois desde o título se percebe a ironia. Assim, Chiavenato realiza um resumo histórico sobre as mudanças ocorridas na sociedade. Então, ele destaca que o processo de modificações contribuíram para que a humanidade pudesse obter informações de forma mais rápida, mas ao mesmo tempo, favorce para que a desestruturação social ocorra, sendo destaque a violência, fome, miséria etc. 
     Dessa forma, a globalização possui dois lados o positivo, facilitando a vida humana e o negativo, o fato dessa ser utilizada pelos dominantes para alienar os submissos. Desse modo, é perceptível que o "ser", no mundo globalizado, está  desaparecendo, oferecendo o lugar para o "ter", pois o consumo é o mais importante e, se você não tem, fica à margem da sociedade.
    Por conseqüência, se realiza as mudanças de valores sociais, em que passou a existir a expansão comercial, sendo que o ato de comercializar faz parte da ideologia do dominate, pois no contexto de importação e exportação os países subdesenvolvidos saem perdedendo, em função dos desenvolvidos fazerem uso de seu poder finaceiro, tecnológico e político para massacrar e escolher o que quer.
    Trazendo para o campo brasieliro, nota-se que o Brasail, mesmo com os avanços existentes, ainda estar no patamar do ser explorado, pois ainda fornece matéria prima para os países industrializados e compra os produtos por preços absurdos.
    Nesse contexto, o consumo é a palavra chave para a globalização, pois como a economia é capitalista, essa induz o indivídiuo a consumir. Mas, percebe-se que, essa indução leva também, além do gatar, a inadiplência, pois o consumidor ver muitas facilidades e compra sem pensar.
    Enfim,  o livro de Chiavenato contribui para que o leitor possa realizar uma reflexão em torno dos avanços tecnológicos, percebendo que esses não podem ser fantasias que aliena, mas, são a partir desses, que a humanidade pode evoluir, possibilitando a diminuição da desigualdade, porém, para que essa possa existir é importante que a população saia do patamar do receptor passivo e alienado para o leitor crítico.  



Resumos Relacionados


- Life Says Impossible?????????

- Vertigo Y Futuro

- Relaxe... E Viva Feliz

- O Perfume: História De Um Assassino

- Zodiac



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia