Escreva o seu resumo aqui.HISTÓRIAFORD GT 40 ? O MITO QUE MUDOU LE MANSA vida desde carro, que muitos consideram, com propriedade, ?o mito que mudou Le Mans?, está longe de ter terminado. A Ford, aproveitando o capital político que o modelo ainda representa, ressuscitou-o em 2002, registe-se com enorme sucesso, estando a disputa pelos poucos exemplares fabricados entrado agora no seu auge.Por : Kady (
[email protected])Durante muitos anos, qualquer marca de automóvel que prezasse o seu nome, que quisesse atestar da sua superioridade relativa, apostava nas 24 Horas de Le Mans, essa grande montra automobilística que dividia o ?trigo do joio?, que definia a escolha dos consumidores e que exaltava os corações dos aficionados.A sabida Ford, sabedora de muitas coisas e de mais esta, apostou e...ganhou. E não ganhou pouco ? foram logo quatro anos seguidos de vitórias ? em 1966 com Chris Amon e Bruce McLaren, em 1967 com Dan Gurney e A .J.Foyt, em 1968 com Pedro Rodriguez e Lucien Bianchi e por fim, em 1969 com Jacky Ickx e Jackie Oliver.A história das grandes marcas está recheada de episódios passados na mítica prova Le Mans. Sigamos o exemplo da Porsche - ?aportou? a Le Mans em 1951 e só em 1970 atingiu a consagração. Foi um trabalho laborioso, prova a prova, mas a vitória, aqui saboreada como sucesso comercial chegou tarde mas ainda assim bem a tempo. A FORD seguiu outra estratégia ? esperou até ter os meios necessários para colocar de pé um projeto que fosse credível logo desde o seu início e que permitisse s obtenção do sucesso o mais rapidamente possível. É preciso sublinhar que, antes da Ford, os americanos já tinham dados alguns pequenos passos na Europa e no Mundo desportivo através dos Cunningham.No início dos anos 60, Henry Ford II decide relançar a imagem da sua marca e de reganhar terreno à GM no domínio do automóvel desportivo. A primeira grande ofensiva nesse sentido foi o acordo firmado com Carroll Shelby para equipar o Cobra. A segunda grande ofensiva seria confeccionar um programa desportivo com vários estágios, indo de uma disciplina a outra, dos ?dragsters? aos ralis, passando pela sacro-santa disciplina de ?stock-car? americana. Um programa deveras ambicioso que viria a culminar com a vitória na míticas 500 Milhas de Indianápolis em parceria com a Lotus. Mas os dirigentes de Dearborn sabiam bem que tantas vitórias quantas as disciplinas não eram nada comparadas com uma vitória no circuito de La Sarthe (Le Mans). A idéia que germina no cérebro de Henry Ford II é fazer esquecer a Ferrari que se ia cobrindo de glória em todos os circuitos do mundo.Então, os homens da Ford metem ?mãos à obra? e procuram um parceiro britânico para o projeto. Dá-se assim a união com a Lola, a empresa de Eric Broadley, donde parte o modelo GT, com motor V8, o qual serviu de base ao projecto GT 40. Sobre este conceito, Roy Lunn e Eric Broadley trabalham para criar uma nova viatura; ao mesmo tempo John Wyer é então convidado para dirigir o gabinete britânico da Ford. O quarto homem do projeto viria a ser Frank Zimmerman, um americano. As coisas andaram muito depressa. Desde a tentativa de superar a Ferrari em 1963 até aos treinos para as 24 Horas de Le Mans em Abril de 1964, a equipa não descansou. Os primeiros resultados desportivos do Ford GT 40 não são brilhantes. Em 1964, nenhuma das três viaturas inscritas na prova de Le Mans chega ao fim, mas, mesmo assim, Phill Hill bate o record da volta mais rápida à média de 211 km/h. No ano seguinte não foram menos do que seis Ford GT 40 que faltaram à chamada da 24ª hora das 24 Horas de Le Mans. Todos abandonaram! Foi necessário esperar até 1966 e pelo motor de 7 litros, que substituiu o de 4,7 litros, para se sair vitorioso nas 24 Horas.Bruce MacLaren e Chris Amon venceram cortando a meta uns metros à frente de Denny Hulme e Ken Miles. A Ford, perante o olhar atento do seu patrão ? Henry Ford II ? arrebatou os três primeiros lugares das 24 Horas e o record da pista foi batido por Dan Gurney à média de 230 km/h.Em 1967, o triumfo coube à dupla Gurney/A .J.Foyt sendo atinginda a média de 218 km/h, desta vez ao volante do Ford GT 40 Mk IV. No ano seguinte, a Ford alcança novo sucesso, desta feita através de Pedro Rodriguez e Lucien Bianchi. Em 1969, pela última vez, os Ford GT 40 impõem-se em Le Mans. Desta feita através de Jackie Ickx e Jack Oliver, os quais vencem após uma final emocionante com o Porsche que foi segundo a cortar a meta apenas com uma diferença de 880 metros.Note-se que estas duas últimas vitórias foram à conta do preparador John Wyer, que, após a retirada oficial da Ford em 1967, preparou os GT 40 com o suporte financeiro da petrolífera Gulf e perpetuou ainda mais a fama deste carro.