Enredo
Romance de um admirado escritor americano, Francis Scott Fitzgerald é uma mistura aguda de uma representação histórica do país do autor durante o ano de1920, costurado com uma história imaginária sobre dinheiro, éticas, e amor.
O romance é construído ao redor de um personagem central, Jay Gatsby que é mostrado pelos olhos do narrador na Nick Carroway. Ambos vivem sós na grande Nova Iorque, no oeste de Eggs, a casa de um novo rico. Esta área é fronteiriça com o leste de Eggs onde mora o dinheiro velho.
Estas duas localizações, como também as conotações, pintam um quadro incrível ao longo do romance e compara as mais velhas gerações das riquezas que entram do leste da Europa, com o dinheiro novo que brota da costa ocidental de América.
Nosso narrador, tem sua vida no oeste de Eggs, e os modestos cômodos dele de frente à mansão ostentadora de Gatsby que sempre é anfitrião com festas extravagantes no seu solar, onde a nata da sociedade, e convidados sugestivos são freqüentadores assíduos dessas festas vibrantes, com música de jazz e danças expressivas.
O que realmente faz desses convidados assíduos a estas festas é a presença maciça de álcool. Dado que esta história acontece, é aparente, durante proibição do comércio da ilegal de bebida alcoólica onde Jay Gatsby é também traficante, mas sempre mente dizendo que herdou toda aquela fortuna de seus ancestrais que eram riquíssimos.
Gatsby um homem de muitas sombras, e que talvez tenha vários segredos escondidos atrás das portas fechadas dos quartos da sua imensa residência.
Depois de gastar algum tempo em New York, Nick visita uma prima sua, Daisy, que vive em Eggs Oriental. Daisy e o seu marido, Tom Buchanan, vivem no distrito de uma Ilha. Depois de uma descrição geralmente negativa de Tom, apresentndo como cruel, poderoso, e dominante, o Nick traz a perspicácia ao leitor, no personagem da esposa dele que, com metáforas e comparações unidas a flores e outros aspectos bonitos de natureza, é preparada para ser... n´uma mesma doçura, mulher e jovem gentil.
Embora a relação dela com Tom, pareça estar sob controle, é descoberto depois que o Tom está tendo uma aventura com uma mulher de um das áreas mais desoladas da cidade. A Mulher esposa do dono de uma Drugstore. O enredo complica, mais adiante, quando é descoberto que Jay Gatsby há tempos foi noivo de Daisy antes de casar-se com Tom, e que Gatsby ainda é muito apaixonado por Daisy, inclusive comprou essa mansão e dá festas com o único objetivo, de reconquistar sua amada.
Embora Daisy acredite que Gatsby teve a chance dele no passado, a vida dela mudou subseqüentemente com o passar dos anos, nosso protagonista de forma imprevisível, e determinado para ver Gatsby e Daisy reatarem um romance cria toda uma trama, pois a guerra fora o autor dessa separação, e assim Nick faz uso de muitas anedotas que sempre são o limite entre a realidade e a ilusão.
Devido essa ilusão romântica Jay Gatsby procura ainda Daisy que em última instância que contribui para a queda dele e o fim trágico do romance.
Certa tarde num passeio que Gatsby, Daisy, Nick , Jordan e Tom fazem tudo é desemaranhado; a deslealdade, desconfiança, risco e luxúria se manifestam, primeiro com a discussão em torno dos sentimentos de Daisy e a declaração de Gatsby para Tom que Daisy e Gatsby sempe se amaram, embora casada com Tom, após muita discussão, Daisy muito nervosa, resolve ficar com Gatsby, dirige o carro de volta a mansão nesse instante que a Sra. Wilson discute com seu esposo, vem passando Gatsby e Daisy em alta velocidade e a senhora Wison se joga na frente do carro e morre. Wilson fica desesperado, mais tarde Tom procura Sr. Wilson e conta que o carro que atropelou Myrtle Wilson foi o do Gatsby, Wilson vai atrás de Gatsby dispara arma de fogo contra Gatsby e em seguida suicida-se .
A vítima que é ninguém mais que a figura central do livro, o próprio Jay Gatsby. O romance vai num ritmo cambaleante, e Nick Carroway termina onde ele começou; no mesmo princípio do romance, e fecha... com uma representação dos sentimentos dele de admiração relativo a Gatsby, homem que muitos conheciam enquanto podia proporcionar divertimento e na hora de seu enterro não havia quase ninguém que fosse desperdir-se.
Simone Andrea S.F.Martins
[email protected]