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O Guia Salon.com Para Leitores De Autores Contemporâneos
(Fred Neumann)

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Vendendo-se como um livro manual para leitores que consomem livros "
por prazer", o " Guia Salon.com para Leitores de Autores
Contemporâneos" pretende preencher uma lacuna percebida na prateleira
de " referências". Sua editora, Laura Miller, declara em seu prefácio:
" Nós não imaginávamos uma audiência de pesquisadores ou acadêmicos ou
críticos ou comitês de prêmios ou membros da indústria editorial, mesmo
que algumas destas pessoas ainda ocasionalmente leiam um livro com a
intenção de curtí-lo." A grande ironia desta declaração é que este
Baedeker originou-se no Salon.com- um esconderijo de infiltrados,
críticos inpiedosos e fofoca das " quentes. E ainda há muito aqui que o
leitor " puro" não precisaria saber: a sujeira nos grandes avanços onde
a carreira entra num furacão, dizem os críticos.
se o objetivo de Miller era escapar dos carreiristas do mundo
editorial, ela mesmo assim reuniu material em um livro em que este
mesmo mundo irá consumir como comida pra gatos.
É também um livro altamente original, sem dúvida. Como o próprio site
Salon.com, ele colapsa a diferença entre eruditos e ignorantes.Stephen
King e Mario Puzo coexistem com Lydia Davis e Donald Antrim; como
resultado, o jogo rapidamente começa a se tornar um de quem está "
incluído" e de quem não está. Para o crédito de Miller, as respostas
continuamente surpreendem ( apesar de que diversas omissões são
sentidas). Limitando soltamente autores a aqueles que têm uma presença
" contemporânea", algumas entradas atentam em colocar estes escritores
em seu tempo, para arguir por sua importância e influência. As próprias
entradas frequentemente sofrem de má escrita: aqui está uma metáfora
que deveria ser bloqueada: " Se você pudesse ter acesso a uma das
imagens de O´Brien e tirá-la da página, você acharia longas raízes
afundando dentro da terra. Existe sangue fluindo através de sua
excelente prosa, balanceando sua aparente delicadeza com solidez e
peso." Ou, meu favorito momento de estupidez exasperante:" Você
certamente odeará Bret Easton Ellis tanto quanto se odeia?" Um grupo
mais limitado de críticos teria diminuído a sensação de irregularidade
que rege a postura autoritária do livro. A melhor escrita vem da
própria Miller, que se emergiu como a Pauline Kael da cena do livro.
Sua prosa é esforçadamente provocativa.
Frequentemente uma entrada sobre o trabalho de um escritor é seguida
por um ensaio do próprio autor. Estes ensaios adicionais e digressões
são maravilhosamente variados e idiossincráticos: David Gates em "
Breaking up with the beats", Dorothy Allison em porque " Every Novel is
a Lesbian Novel", e mesmo que Calvin Trillin não seja acessado,
permitiu-se a ele escrever sobre " livros que me fazem rir". Combinado
com a informação primária do guia, estas adições permitem ao leitor um
lampejo dentro das conversações dos autores famosos- um chá das 5
imaginário livre de mercenários e gente querendo aparecer, é claro,
onde os leitores com coração puro alimentam a vontade de ler bons
livros e onde todo mundo tem sua chance.
-- Ellen Williams
traduzido por Fred Neumann



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