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Esther
(The Bible)

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È provável que desde o século V a.C. os hebreus tenham celebrado a festa chamada "purim", em memoria da eliminação do perigo de excídio decretado contra os seus antepassados durante a dominação persa. O livro de Ester narra os fatos que deram origem a essa festa mostrando a providência especial usada por Deus com o seu povo eleito, naquela ocsião tão critica. Duas redações nos chegam deste livro: a hebraica e a grega dos LXX.,com a única diferença entre si, de que a grega, além da versão fiel do hebraico, comtém mais seis seções, que tomadas em conjunto, igualam a dois terços do livro hebraico. O rei da Pérsia, sob o qual se desenrolam esses acontecimentos, é chamado Ahasveros no texto hebraico (donde "Assuero" na Vulgata), transcrição imperfeita do nome persa Hsarjarsa, que os gregos transcreveram como Xerxes. A versão grega ao invés, traz constantemente "Artaxerxes" no livro inteiro. Daqui as divergências em torno da pessoa do rei assim denominado. Hoje, a opinião mais comum e provável sustenta que seja Xerxes I, o qual reinou de 465 a 485 a. C. e é conhecido sobretudo por sua campanha infeliz contra a Grácia. Não perdeu, porém, a sua boa probabilidade a opinião dos antigos assinaladamente de Eusébio e S. Jerônimo, de que se trata, ao invés de Artaxerxes II, chamado o Mnemon (405 - 365 a.C), que antes de subir ao trono tinha o nome de Arsu (v. Plutarco, Vida de Artaxerxes, I), forma abreviada ou carinhosa de Hsajarsu. O caráter efeminado de ambos os monarcas, como n-lo dão a conhecer os escritores profanos condiz admiravelmente com o que se reflete no livro de Ester. Ambos entregues aos prazeres, ambos dominados pela influência de cortesãos e de mulheres, as histórias dos seus reinados são tecidas de intrigas, de amores ilícitos e também de crueldade. Sobre Xerxes veja-se Heródoto, Histórias, IX, 108-110. A respeito de Artaxerxes II, Plutarco, na Vida do mesmo, carrega as tintas sobre moleza e volubilidade e afima que no seu gineceu sustentava tantas mulheres quantos eram os dias do ano.



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