Diferenciação ? A Parte Das Pessoas
(JACK WELCH)
DIFERENCIAÇÃO, capitulo 3 - do livro PAIXÃO POR VENCER, de JACK WELCH, com o sub item 2 ? A PARTE DAS PESSOAS. Que possamos ter um bom proveito dessas leituras: Agora vamos conversar sobre a questão mais controversa, a diferenciação entre as pessoas. Esse processo exige que os gerentes avaliem seus funcionários e classifiquem em três categorias em termos de desempenho: os 20% superiores, os 70% intermediários e os 10% inferiores. Então ? e aí está o segredo ? o gerente devem agir com base nessa distinção. Enfatizei o ver ?agir?, pois todos os gestores, espontaneamente, diferenciam ? em suas mentes. Mas muito poucos atuam com base nessa diferenciação, tornando-a real. Quando diferenciação é real, os 20% superiores recebem uma chuva de bônus, opções sobre ações, elogios, amor, treinamento, e uma ampla variedade de recompensas, que inflam seus bolsos e sua alma. Não há como errar em relação às estrelas que brilham mais do que as outras. Elas são as melhores e são tratadas como tais. Os 70% do meio são tratados de maneira diferente. Esse grupo de pessoas é extremamente valioso para qualquer empresa; as organizações simplesmente não funcionam sem as habilidades, a energia e o comprometimento desses indivíduos. Afinal, é a maioria dos funcionários. E esse, é o desafio grande e o risco, no modelo 20 ? 70 ? 10 ? manter os 70% dos meio engajados e motivados. Essa é a razão porque os 70% intermediários envolvem treinamento, feedback positivo e cuidadosa definição de metas. Os funcionários desse grupo que parece mais promissor devem ser movimentados entre negócios e funções para enriquecer suas experiências e conhecimentos e para testar suas habilidades de liderança. Para ser claro, a gestão dos 70% intermediários não consiste em mantê-los fora dos 10% inferiores nem de poupar indivíduos com mau desempenho. Isso seria má decisão sobre investimentos. Ao contrário, a diferenciação no caso consiste em observar com atenção aos 70% intermediário, identificar as pessoas com potencial para chegar ao nível superior e cultiva-las com atenção. Mas todos os funcionários entre os 70% intermediários precisam ser motivados a sentir-se enquadrados. Evidentemente, ninguém quer perder a grande maioria dos 70% - o propósito é melhorá-los. Por Valderêdo Borba.
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