Forró No Asfalto: Mercado E Identidade Sociocultural
(Expedito Leandro Silva)
O Forró, dança típica e tradiconal do sertão nordestino é contada em livro.
A história do Forró é narrada desde sua origem até os dias atuais, onde os jovens dos grandes centros urbanos a apreciam com algumas inovações, ao mesmo tempo em que alguns nordestinos ainda a cultivam em sua modalidade tradicional. O livro aborda o contexto mercadológico da música nordestina, o forró, em São Paulo, especificamente a partir da década de 1990.
Após a morte do seu líder Luiz Gonzaga, este gênero musical adaptou-se às novas tecnologias, estilos e linguagens para reconquistar seu público, formando novos adeptos. Nasce assim um "novo forró" - "eletrônico" e 'universitário" - apreciado pelos jovens estudantes da classe média.
Centrado na musicalidade nordestina, ao mesmo tempo em que se tronou referência como música regional brasileira, o gênero, mesmo diante de toda evolução, mantém as características da música interiorana do Nordeste rural, tendo por base o improviso, a manifestação lúdica e sua real dimansão de cultura popular.
A atuação dos meios de comunicação é considerada a partir da sua interferência na sociedade, sob o ponto de vista da "indústria cultural" e suas estratégias para assimilar tendênciais, e, então, criar, difundir e consolidar novos produtos.
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