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Por Que Razão É Importante Educar As Meninas - Aneek Ahmad
(Marlua)

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Por que razão é importante educar as meninas - Aneek Ahmad Um dos principais objectivos dos planos de desenvolvimento para o milénio nas Nações Unidas é acabar com a disparidade na educação até 2015. No entanto, ao observar as discrepâncias na matrícula, no acesso, na manutenção e no sucesso escolar, o objectivo da paridade de géneros parece ser um sonho distante. As estatísticas revelam que, mundialmente, 54% do abandono escolar das crianças é de meninas. Contudo, 50 anos após a afirmação do direito universal à educação básica, dois terços de mais de 13 crianças excluídas da educação básica, são meninas. Sendo este o cenário, então, como podem as mulheres exercer os seus direitos e satisfazer as suas expectativas? Sem instrução, como podem as mulheres ter um meio de subsistência adequado? Como pode uma mulher conseguir habilitações e ter uma oportunidade justa na economia moderna? Na Índia, os esforços educacionais têm sido muito significativos. Os dados do recenseamento de 2001 mostram uma melhoria nos resultados da alfabetização. O 86º Acto da Emenda Constitucional de 2002 garante a toda a criança entre os 6 e os 14 anos de idade o direito fundamental à educação desde o primeiro ciclo. Esta emenda estipulou uma responsabilidade maior na Capital e nos Estados para assegurar que nenhum cidadão seja excluído da educação. As devidas disposições estão a ser providenciadas no sentido de criar infra-estruturas adequadas através de investimentos sociais e económicos e assegurar a paridade de géneros na educação elementar. O Sarva Shiksha Abhiyan do governo é uma programação abrangente para assegurar o acesso, a matrícula, a manutenção e a equidade social entre todos os grupos socio-económicos. O programa aspira melhorar o desempenho do sistema escolar através de uma abordagem da própria comunidade e assegurar a qualidade da educação elementar a todas as crianças na faixa etária dos 6 aos 14 até o ano de 2010. Resolver as disparidades sociais e de género em relação ao acesso, à matrícula, à manutenção é uma prioridade na sua agenda. Infelizmente, apesar de todos os esforços do governo, ainda há muito a fazer para concretizar as metas da educação universal e pôr em prática a paridade de géneros nas escolas. Os esforços que foram feitos para superar esta situação devem-se à gravidade dos obstáculos na educação das meninas. Os preconceitos e os prejuízos contra as meninas são tão enraizados e complexos que é difícil para qualquer governo superá-los a menos que as pessoas trabalhem mutuamente. A pobreza, o preconceito, as atitudes negativas dos pais, etc., são as principais razões que acentuam os problemas da criança menina. Males sociais como o ?preço? da noiva e o sistema do dote são alguns dos maiores impedimentos. Há pais que ainda pensam que o ?preço? da noiva e as despesas do dote serão mais elevados, quanto maior for a educação das jovens. Tais pais erram ao não ter em consideração que a educação, às vezes, diminui o dote de uma jovem porque a família do marido considera a educação da noiva um benefício. Muitos pais são relutantes em dar permissão à filha para que ela viaje para as escolas, seja ensinada por professores homens e tenha um contacto próximo com os rapazes. A educação é desenvolvimento, e a única chave para assegurar às mulheres uma participação igual em cada esfera do processo de desenvolvimento. Cria escolhas e oportunidades que levam à sua execução. É o único meio de tornar a nossa vida mais feliz e saudável. A educação das mulheres é mais crítica porque compromete metade da nossa população. As evidências sugerem que uma mulher educada provavelmente casar-se-á mais tarde e terá menos filhos. A investigação mostrou que na Índia, a mortalidade infantil dos bebés cujas mães receberam a educação básica é de metade das crianças cujas mães eram analfabetas. É um facto bem documentado que a educação das jovens oferece uma diversidade de benefícios para a sociedade. A educaçãoaumenta a produtividade da mulher, já que as mulheres qualificadas têm mais probabilidades de trabalhar em empregos remunerados e ganhar salários mais altos. O aumento do acesso às oportunidades de rendimento das mulheres é benéfico para as crianças, a família e a comunidade como um todo. A educação das jovens é também um factor contributário no sentido de uma participação política maior, elas estão mais informadas sobre os seus direitos e têm mais probabilidades de participar e conhecer os sistemas políticos e os partidos. Por isso, o comando é evidente. Precisamos sensibilizar o público sobre os benefícios da educação das meninas e tentar mudar os estereótipos sociais existentes que são adversos ao desenvolvimento de uma menina. Os objectivos da universalização da educação das meninas podem ser realizados por meio de uma combinação de políticas alternativas e intervenções junto da família, da comunidade e a nível nacional.



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