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A Utopia Do Conhecimento Das Tens?es Do Outro Pelo Rosto
(VITOR CENTURY)

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CARAS, ROSTOS, MÁSCARAS, VOZES, SONS VOCAIS* Num aspecto global e filosófico as caras são como mini-teatros ?ambulantes?:*Os elementos coreográficos em movimento (agitação do pescoço, piscar de olhos, o mexer sincronizado das retinas;o mover das faces, lábios- do riso ou sisudez -) acentuam num conjunto coerente ou variado, a tendência melo-dramática de vários sentimentos acoplados e sentidos * intelectualmente (por outrem que nos encara),e pela inscrição num pequeno espaço ovalizado da cabeça do corpo humano. (este texto recupera e retracta alguns temas do livro descrito por proto imagens e virtualidades ?ARIANOM, A LIBERTAÇÃO DO ?EU?, da minha autoria, publicado em1976).*Do ponto de vista psicológico a expressão do ?nosso? rosto (efeito em ?feed back?da?nossa?cara, observada no outro) é uma ilusão imaginosa, para ?nós? mesmos(sugestão): pela auto insinuação imaginada na observação intuída desse efeito que se provoca no outro (sentida como mais ou menos repelente) e quando estamos face a face com esse mesmo outro. não é possível técnica e cientificamente conhecer outrem pela interpretação de rostos, devido ao frenesim com que as tensões surgem e desaparecem no ?Eu?.*Na nossa memória essa sugestão é eclipsada, pelo efeito directo que a cara do outro (enquanto não nos habituamos a ela) na realidade nos provoca a nós que a olhamos. Gera-se assim um complexo: será que o ?outro? se apercebe do efeito (de maior ou menor repelência) que a sua expressão natural de rosto provoca a terceiros? Claro que não pode conhecer (sentir) esse efeito a não ser?ter? uma difusa opaca e ténue intuição de curiosidade.*Todas as caras expressam, por sentimentos estáticos, tristeza, desespero, raiva, medo, riso; o ?outro? entra em empatia fisiológica e psíquica, pela insinuação provocada pelos mesmos; podendo dar origem a uma banal crise em vertigens mentais, sob certas condições propícias do?Eu?(não auto resistência psicológica ocasional)*.Numa outra perspectiva as caras, a voz, os gestos bruscos,os sons mecânicos vertiginosos provocam a seguinte reacção comum:?tenho te ódio e aversão porque com a tua fealdade e gestos repentistas bruscos me inspirares um ?flash? inesperado de simultânea fobia, medo, irritabilidade,tristeza despoletando me uma crise de?stress? inevitável?. Naturalmente que será necessário criar uma imagem voluntária pra bloquear por uma proto imagem (que pode ser a imaginação virtual do cérebro, enquanto massa encefálica estática), para contrariar a influência  vertiginosa que toma conta objectivamente da nossa retina quando estamos próximos das máscaras, sejam elas de pessoas ou animais (fuças), e da respectiva empatia radical, que com elas mantemos subitamente*VITOR CENTURY



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