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A Construção De Escolas Democráticas
(Ulisses Araujo)

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Em pleno auge da Sociedade do Conhecimento e da Informação, nos deparamos com um sistema de ensino inadequado e indiferente com a realidade social vivida nos dias atuais. A metodologia pedagógica, quase sempre retrógrada, prioriza mais os conhecimentos científicos, deixando de lado o principal objetivo da educação, que é a formação de seres ativos que apresentem características tais como, personalidade autônoma, espírito crítico e que exerçam Em sua plenitude a cidadania. Essa educação deve seguir os princípios básicos de democracia jurídica, de igualdade e da participação ativa de toda sociedade no que diz respeito às decisões na vida política e pública. Na realidade o sistema educativo aplicado em nossas escolas, se constitui em um paradigma milenar, onde há todo um direcionamento voltado para formação do ?elitizado cidadão grego de 2000 anos atrás, que, porém, vive nos dias atuais?. Outro fator para a não realização desse objetivo apresenta-se nas instituições de caráter autoritário, onde as decisões tomadas, desde a formação dos componentes curriculares até as ações dos alunos, são ordenadas pelos docentes. Neste contexto existe a presença de um sistema denominado de ?assimetria natural da relação professor ? aluno? como uma forma de justificativa das práticas realizadas. Para se atingir o objetivo desejado é necessário que a escola promova o equilíbrio entre a assimetria funcional e a simetria democrática. Dessa forma, o papel principal da escola é de promover as estudantes o conhecimento de como conviverem na sociedade democrática estabelecendo práticas pedagógicas que respeitem a democracia e que promovam a participação de toda comunidade escolar nas decisões relativas ao trabalho, aos conteúdos abordados em sala de aula e à convivência coletiva. Existem vários fatores para a não consumação da democracia no ambiente escolar, dentre eles podemos destacar os conteúdos escolares ? atualmente encontra-se fora da realidade do educando, constituindo-se assim em um elemento excludente e causador de uma sociedade injusta .Uma das maneiras de sanar tal situação, seria justamente a ?inserção transversal? de temas ligados ao que presenciamos no nosso dia-dia, bem como os conhecimentos adquiridos pelos alunos fora da sala de aula; a metodologia das aulas ? constitui-se em uma força motriz, que deverá promover a dinamização do ensino, provocando assim a participação assíduo-a dos alunos através das atividades reflexivas, conceituais concretas e práticas experiênciais; as relações interpessoais - , os valores dos membros da comunidade escolar - , auto-estima ; o autoconhecimento - consiste em um elemento fundamental na nossa vida, onde é através dele que iremos adquirir suporte para o exercício pelo da cidadania; e os processos da gestão da escola ? consiste na elaboração da participação de toda comunidade escolar através das assembléias do tipo escolar e docente na tomada de decisões no âmbito da estruturação das relações interpessoais, da convivência coletiva e principalmente da estruturação da grade curricular de forma a proporcionar a abordagem de temas ligados a realidade do alunado. A análise dos aspectos explanada acima de forma isolada, impede que se tenha uma visão macro do desenvolvimento da democracia no âmbito escolar.



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