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Só O Marketing Não Basta
(Maureenn)

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Só o marketing não basta !Nenhuma empresa entra, se mantém e, tampouco, se desenvolve em mercado competitivo de sociedade democrática, inclusive as organizações públicas, somente que submetidas a outra dinâmica, sem que, dentre outras variáveis, seu produto/serviço seja conhecido por este mercado. Todavia, o sucesso de uma empresa não se limita à comunicação, no sentido de publicidade de produto/serviço.O êxito organizacional, algo mais amplo, passa, necessariamente, pelas decisões adequadas e comunicações destas, inicialmente para com os empregados/funcionários e, depois, para com todos os outros públicos, além dos consumidores e clientes. Algumas organizações, mesmo satisfazendo todas as variáveis do marketing, podem desaparecer ou ter grandes prejuízos em razão de conflitos com outros públicos.Exemplo a citar: um bar que, faturando plenamente com casa cheia, foi fechado por produzir barulho "excessivo", importunando a vizinhança. Integrado em uma associação de moradores organizada e forte, esse bar, ao reabrir, alguns meses após, não tinha mais freguesia. Essa se dispersara, mudara de hábitos. Isso ocorre porque a organização possui inúmeros outros públicos, além dos clientes, com os quais troca algum bem.Outro exemplo: os funcionários recebem salários e fornecem sua mão-de-obra; o governo concede permissão para funcionar e receber impostos. A comunidade cede seu espaço e seu ar, recebendo, em troca, os benefícios que a organização produz em seu todo. Certamente que àquela não lhe agrada a poluição do ar pela indústria e o movimento e a sujeira perto de um supermercado. A organização deve transacionar com vantagens para si e para os públicos que afetam seus objetivos. "O bom negócio é o que agrada ambas as partes".A probabilidade de ocorrência de problemas com os públicos, bloqueando o processo de intercâmbio, depende das informações expressas pelo que faz e diz a organização em relação às expectativas deles em determinando momento histórico-conjuntural. Esse agir e dizer se inicia pelas políticas e normas estabelecidas pelos diretores, gerentes e chefes, se transmite pelo que fazem e dizem os empregados, pelo que divulgam as notícias e a publicidade e termina pela satisfação que provoca a qualidade do produto/serviço. Exemplo: atendimento mal feito em uma agência bancária pode afastar clientes. Anúncio comercial de empresa estatal com monopólio pode gerar a má vontade, pelo menos nos lideres de opinião e, depois, certamente nos contribuintes.As expectativas dos públicos, por sua vez, correlacionam-se diretamente com os níveis de informação e participação na sociedade das pessoas que constituem os públicos. Quanto mais politizada uma pessoa, mais exigente será. A profundidade dos problemas com os públicos depende do nível de democracia participativa da comunidade, do envolvimento dos meios de comunicação de massa (com o dever de ofício de denunciar os deslizes das organizações) e de uma estrutura judiciária forte e eficaz.Cada vez mais, a sociedade brasileira se organiza, por meio de associações, sindicatos etc., os meios de comunicação possuem liberdade de imprensa e o poder judiciário se flexibiliza. Certamente, as organizações, além de produzir bom produto/serviço, terão de cumprir com seus benefícios sociais com os outros.Assim, o administrador eficaz, além de se ocupar dos aspectos mercadológicos, produção, financeiro, potencial humano, pesquisa e desenvolvimento, estabelece, também, políticas, normas e programas de comunicação com os públicos, por saber que isso facilita as transações, é anticorpo aos problemas de relação de poder que surgem, naturalmente, entre as partes envolvidas, e, também, é ponto na competição com os concorrentes.



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