E Ai? Cartas Aos Adolescentes E A Seus Pais
(Rubens Alves)
Resenha: A adolescência é o pesadelo dos pais. Diante do filho ou da filha adolescente, eles experimentam, pela primeira vez, o horror da impotência: nada do que sabem de pedagogia ou de psicologia funciona. Este livro é uma coleção de cartas que Rubem Alves escreveu aos adolescentes e a seus pais. São cartas francas e alegres. Se os pais as lerem, não aprenderão novas técnicas para lidar com os filhos, mas é possível que fiquem mais tranqüilos e mais sábios.
O que eu achei: Primeiro, isso não é um romance. Seria mais um tipo de auto ajuda. É um livro que diz que os adolescentes são problemáticos mas que isso passa. Tem coisas que eu não concordo, mas tem coisas que são realmente interessantes e recomendo para os pais. Para quem como eu não tem filho, tb recomendo. Pelo menos assim nós vamos entender pq nossos pais agem dessa forma, e como podemos mudar nossa maneira de ser.
Partes importantes do livro:
- Dois conselhos para lidar com adolescentes: primeiro. não faça nada, tudo o que você fizer vai estar errado. Segundo, fique por perto para recolher os cacos.
- Livro Sagrado - Tao Te Ching: "O tolo faz coisas sem parar, e tudo permanece por fazer. O sábio nada faz para que tudo o que deve ser feito se faça."
- Quando chorar é inútil, de risada.
- Uma pitada de loucura aumenta o prazer da vida.
- É o perigo que da emoção.
- "O que vemos não é o que vemos, senão o que somos".(Bernardo Soares)
- "Ostra feliz não produz pérolas" (Rubens Alves)
- AMOR = proteção PODER = conhecimento ou habilidade MALDADE = poder sem amor. É o poder sendo usado para a morte de algo ou coisa. BONDADE = poder sendo usado para a vida.
- "Amigo é a pessoa com quem a gente pode estar triste sem que ele faça algo para alegrar". (Rubens Alves)
- A tristeza faz parte da vida. Ensina a ser manso e a falar baixo.
- Você aprende a ler não com que ensina as palavras, mas com quem lê para você. O produzir das palavras é que dão vida aos livros.
- Nitimur in vetitum: esforçamo-nos para o proibido.
- É preciso experimentar o diferente.
- Pugno, ergo sum: eu luto, logo existo.
- "Guerreiro é alguem que, tendo encontrado razões para viver, tem a coragem de correr o risco de morrer". (Rubens Alves)
- "Convido vocês a se mudarem de Orlando, lugar de 'curtição', para Tróia, lugar onde vivem os guerreiros" (Rubens Alves)
Resumos Relacionados
- A Folha De São Paulo
- Conversas Com Deus Para Adolescentes
- Um Dia Atrás Do Outro
- Diferentes Adolescentes Com Vidas Diferentes!
- A Alegria De Ensinar De Rubem Alves –
|
|