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A Brave New World
(Aldous Huxley)

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Uma actual obra do início do século XX, onde todos os factos continuam a ser passíveis de ocorrer num futuro mais ou menos próximo, podendo ser considerada uma obra visionária e, em simultâneo, uma crítica às opções tomadas pela humanidade, em termos de progresso.
A febre do desenvolvimento tecnológico, asuperficialidade das relações humanas, a orientação para o individualismo, a relatividade e opressão dos sentimentos,o controlo das emoções e a pré-concepção e diferenciação de cada ser, quanto às suas oportunidades e capacidades, em prol de Um suposto interesse colectivo, ditado por élites hipócritas.
O autor transporta-nos por um complexo mundo, onde os seres humanos são criados em laboratório, devido aos avanços tecnológicos e da genética, e onde a reprodução natural deixou de fazer sentido. É, inclusivamente, considerada um processo sujo e, pela sua quase inexistência, incute nos cidadãos o sentimento de aversão a parentescos de sangue que, na verdade, são igualmente raros.
Cortando esses laços afectivos, a sociedade passa a suportar-se em trabalhadores e não em pessoas. Trabalhadores esses, categorizados ainda aquando da sua concepção laboratorial, desde logo controlados genéticamente, cultural e socialmente, nos primeiros anos de vida, com mensagens subliminares frequentes.
Deste processo saiem os vários níveis que compõem uma camuflada pirâmide, com seres Alfa, Beta, Delta, Gama, Ómega, etc., e que garantem a sustentabilidade da sociedade, sem se misturarem classes.
Paralelamente, e de forma recorrente, é visível o papel da droga na sociedade, transversal a todas as categorias de seres, como meio de escape, abastracção e de controlo e substituição das relações humanas.
A acção decorreem Londres e arredores, com passagens pelo que actualmente conhecemoscomo Continente Americano, de onde provém o inglório herói do enredo. Neste continente ainda existe a reprodução natural, precisamente porque é lá que se encontram os povosmarginalizados daquela sociedade, sem acesso aos avanços da élite central desse admirável mundo novo, e renegados pela sua entrega aos prazeres afectivos.
Este herói, que partilha o protagonismo da história com um odioso ser metropolitano, completamente demonstrativo da superficialidade dessa sociedade,é o único personagem verdadeiramente humano,nos termos conceptuais actuais, sendo fruto de uma relação amorosa abruptamente interrompida e esquecida por aquele que é o seu natural pai, e que detém um importante papel na industrial de produção dos fetos.
Durante a narrativa, e após a sua vinda para Londres,é possível perceber a tentação em que alguns dos mecanizados seres caiem, após o seu contacto com o personagem central que se apaixona por uma bela mulher. Essa mulher, por ser uma mulher do seu próprio tempo, defrauda inconscientemente todas as expectativas amorosas de base shakespeeriana, criadas pelo "nativo das américas". Em coerência com tudo o que lhe foi induzido durante anos, em termos educativos, esta mulher exprime o seu amor de forma incompreensível para o nativo, permitindo-nos assistir a um interessante confronto entre o amor espiritual e o amor físico.
Remando contra um sistema autista, e padecendo de um incompreendido e defraudado sentimento amoroso, bem como do desgosto pela perda da sua mãe biológica, o nosso herói assume uma condição de eremita que, por si só, não lhe permite assimilar o mundo para o qual foi transportado, nem sequer a sua paz interior.
Explorando asua condição de ser exótico, perante uma sociedade mais avançada, esta obra permite observar com a ascensão e queda de um homem não está dependente das suas virtudes intrísecas, mas sim das virtudes que os outros pretendem ver si, proporcionado-nos um inesperado eaberto final.



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