BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Inovação E Competitividade
(alberto mansur)

Publicidade
EMPREENDER: INOVAÇÃO & COMPETITIVIDADEBeto MansurEm tempos de neoliberalismo e de intensa velocidade e eficácia na tomada de decisões, o saber e a inovação determinam o padrão competitivo tanto de micro empresas quanto até mesmo de países. O poder de produção das empresas COM base no uso do saber é, sem dúvida, essencial na busca DA ?pole position? da corrida para a competitividade. Por isso, os procedimentos ligados à inovação estão sintonizados com todos os setores da empresa ? e isso é claramente observado pela ascensão das atividades de Pesquisa e Desenvolvimento nas unidades que respondem pelos novos produtos e serviços, pelo marketing e pela comercialização de tais inovações.Porém, para que as inovações sejam, meticulosamente, bem-sucedidas, não basta que pessoas criativas façam esboços de novos produtos e serviços, os quais serão, obviamente, apresentados ao mercado por procedimentos e por instrumentos de divulgação. Nesse contexto de inovar para competitividade, existe o ?sistema-produto? que é o precioso Planejamento Estratégico, ou seja, da prática da idealização ao desenvolvimento e materialização do projeto inovador. Daí é que entra em funcionamento o organizado projeto da inovação, pela criação, com objetivos estratégicos e que seja sustentado por procedimentos sintonizados pelos setores de elaboração, precificação, marketing, distribuição, vendas etc. Mas o sucesso de uma inovação não deve ser determinado por sorte ou por dedicação dos indivíduos envolvidos no processo. Quando uma empresa busca diferenciação pela inovação, ela precisa ter consciência sistemática da tendência do momento.Atualmente, as indústrias mais atingidas pela necessidade de inovação são as de petroquímica, farmacêutica e biotecnologia (no México, no Brasil e na Argentina). A combinação desses três segmentos resultará em oportunidades para novos produtos HI-TEC. Contudo, isto irá trazer impactos para as oportunidades de trabalho, devido à modernização dos processos, podendo mudar a percepção da geração de valor dos profissionais.Contudo, de maneira ampla, as empresas deverão implantar sistemas que incentivem a produtividade, pelas inovações, com orientação para resultados com criatividade e eficácia. Assim, o empreendedorismo será praticado e a possibilidade das empresas conquistarem longevidade junto ao mercado poderá ser de bom grado.Beto Mansur é Advogado pela UEM ? PR, Qualificação Empretec pela ONU/Sebrae, Diretor de Marketing da Bem Bonito Materiais Artísticos, de Londrina ? PR, Colunista da Revista da Cidade, de Arapongas ? PR, Pós-graduando em Empreendedorismo pela Universidade Norte do PR; professor do Curso Pré-vestibular Universitário, de Londrina e palestrante de Empreendedorismo, História e Sociologia.Para contato, nos envie e-mail para [email protected]



Resumos Relacionados


- Empreendedorismo

- ética Na Empresa Do Século Xxi

- Pseudo InovaÇÃo

- Vendas E Inovação

- Inovação, Palavra De Ordem No Século Xxi



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia