A Criança Em Formação
(Maxine Hancock)
O livrocriança em formação trata de como desenvolver a confiança, o caráter e acriatividade nos filhos e assim constitui-se em três partes: Confiança, Carátere Criatividade. Porque ser pai é algo que demanda o melhor que tem paraoferecer. Atitudes paternas edesorientações e confusões pela dissonância de vozes: Façam isto! Façamaquilo! Confiança e o caráter comoas duas grandes colunas sobre as quais se pode construir a criatividade,como requisitos indispensáveis à criatividade significativa. E creio que Asabedoria lá do alto (Tiago 3:17) é dada aos pais confiantes e obedientes àmedida que eles empreendem a tarefa de desenvolver atitudes de confiança eobediência em seus filhos. Todosos começos são difíceis, diz o midrash. Nenhum começo, porém, é maisdifícil do que as primeiras semanas da vida em família. Aprender a viver com umnovo e exigente membro na família é um desafio aos recursos totais do amor dequalquer casal. CONFIANÇA Sãotrês as fontes de confiança: em primeiro lugar, a confiança oriunda de atuarsegunda a autoridade da Palavra de Deus. Este tipo de confiança pode serinstilado na vida de quem aplica a Palavra de Deus em todas as áreas da vida. Arevelação das tuas palavras esclarece, e dá entendimento aos símplices (Salmo119:130). Em segundo lugar, a auto-aceitação. Se você pensa nas pessoasconfiantes o suficiente para liderar, confiantes o suficiente para exercer seusdons para Deus, confiantes o suficiente para ter suas próprias opiniões econvicções, confiantes o suficiente para alegrar-se em seus filhos e viver semconstante temor. O eu é absolutamente suspeito e deve ser passado ao fiada espada, ou crucificado, dizem-nos. Em terceiro lugar, é a certeza doCristo que habita em nós. A autoconfiança está expressa em sua forma cristãnas palavras de Paulo: Tudo posso naquele que me fortalece (Filipenses4:13). Este tipo de confiança é o exato oposto do orgulho. CARÁTER Os filhospodem ser moldados por três modos diferentes: pelo exemplo; pela instrução; epelo treinamento. O exemplo é o mais importante componente nesta trilogia demétodos de ensino. Filhos que vêem pais indulgentes consigo mesmo,desempenhando mal seus papéis, na vida adulta aprenderão a colocar seusinteresses em primeiro lugar. O ensino ou instrução é o segundo e importantemétodo para moldar o caráter. A Bíblia é a mais importante fonte dedelineamento do caráter. Dizer às crianças o que é certo e o que é errado, oumesmo ler o que a Bíblia diz sobre o assunto, não surtirá muito efeito, a menosque seja acompanhado pelo caráter exemplar dos pais. O treinamento cuidadoso,difere algo do ensino, o ensino lida com a mente; o treinamento, com a vontade,diz Andrew Murray. O ensino leva a criança ao conhecimento e compreensão dodever; o treinamento influencia-a e a leva ao cumprimento. CRIATIVIDADE Reconhecero desenvolvimento de habilidades criativas, dê apoio a todas as capacidadesnaturais, não dê mais apoio às inclinações artíticas do que às mecânicas; nãodemonstre mais interesse numa tendência para a matemática do que para a poesia.Dê a todas as capacidades, igualmente, seu estímulo entusiasta. Estimular àcriatividade é participar do brinquedo imaginativo com as crianças; ajuda-las aabrir seu mundo com palavras. Facilitar a criatividade do filho acompanhando aescolha que ele faz da atividade e tornando-as possível. O facilitar incluidesenvolver uma atitude de tolerância para com a confusão que acompanha asrealizações das crianças. Reagir, a criança traz para você ver o projetoterminado. Reaja com verdadeiro interesse: Como foi que você conseguiu fazera árvore parecer tão velha?. Fique contente, reaja com alegria. Sequisermos que nossos filhos realizem seu potencial criativo para Deus, temos deajuda-los a tornar-se não somente crianças capazes, confiantes e criativas, mastambém reflexivas, analíticas e pensadoras. Só assim podemos produzir filhosque demonstrem e expressem a mensagem cristã para outra geração. Filhos comconfiança e caráter a fim de serem criativos no serviço de seu Senhor e Salvador,Jesus Cristo.
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