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A Ética Protestante E O Espírito Do Capitalismo
(Max Weber)

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Para Weber, o fato é que as idéias religiosas têm importante influência sobre o desenvolvimento do espírito econômico. Neste livro, ele aborda a relação entre o espírito do moderno capitalismo ocidental e a ética racional do protestantismo ascético. Seu ponto principal é que as doutrinas da fé calvinista (especialmente a doutrina da predestinação) foram agentes essenciais na formação e no fortalecimento do moderno espírito capitalista. Não quer dizer que o capitalismo não poderia ter surgido sem essas doutrinas. Contudo, ele mostra que o ethos deste tipo particular de capitalismo, como existe nos Estados Unidos, tem seu berço nos ideais ascéticos do calvinismo.Também ao contrário de Marx, o capitalismo nada tem a ver com o impulso de ter ou a ânsia por lucro. Apesar dos críticos o verem como um sistema baseado na cobiça, Para Weber, o capitalismo é um sistema baseado na moderação do ímpeto, um tempero racional para a cobiça. Concluiu que a noção de trabalho como um fim em si mesmo é o fator que se opõe ao tradicionalismo. Ele concluiu também que é a educação religiosa, especialmente aquela baseada na ética protestante, que instila (ou pelo menos instilou no passado) no indivíduo um senso de obrigação moral para o cumprimento de suas obrigações terrenas.A chave para esta tese de Weber é a doutrina calvinista da predestinação. A certeza da salvação era inseparável do conceito de produzir. A conseqüência natural desta crença, escreve Weber, é um tipo irracional de ascetismo. O alvo deste ascetismo era viver uma vida inteligente que não estivesse à mercê da emoção ou diversão impulsiva do indivíduo.A combinação do ascetismo racional que limitava o consumo e seu resultante acúmulo de riquezas providenciou o capital excedente necessário para expandir o sistema de capitalismo econômico. É a formula essencial sobre a qual se baseia o espírito do capitalismo. Conforme Weber, o protestantismo criou uma ética inteiramente nova: a ética do trabalho. Propõe que um valor ético foi capaz de criar as condições para um desenvolvimento econômico, e torna-se, desse modo, um outro clássico fundamental na literatura sociológica.Weber deixa claro que sua tese tem a ver com a origem do espírito do capitalismo moderno e não com o capitalismo atual. Da sociedade moderna, ele diz que a capa dos bens materiais tem se tornado uma gaiola de ferro. O ascetismo religioso entrou em decadência, deixando o homem moderno com um sistema econômico que governa sua vida com força irresistível, sem levar em consideração sua preocupação com aquisição econômica.



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