A Farça De Inês Pereira
(Gil Vicente)
A temática desta conhecida peça estáprofundamente ligada à realidade vivida pela sociedade portuguesa da época deGil Vicente: o desejo de ascensão social da pequena burguesia, que vê nocasamento numa forma de consegui-la, o oportunismo, o desprezo pela vidacamponesa e o prestígio das maneiras cortesãs, a ignorância do rústico, emborarico camponês e sua ingenuidade, a falta de escrúpulos (núcleo da peça). Odesenvolvimento do capitalismo reforçou o poder do monarca e também provocou a decadênciada nobreza feudal. A riqueza vinda do comércio ultramarino tendia a ser a grandebase do prestígio social. A aristocracia dependia dessa riqueza e procuroudiminuir sua importância desprezando-a e valorizando a origem de sangue, a moral, aeducação, a fineza, as boas maneiras, a honra e a coragem, enfim os ideais cavalheirescos.E como a nobreza mesmo decadente, ainda conservava um grande prestígio social,acabou por impor o estereótipo do cavaleiro como modelo a que deviam aspirartodos aqueles que queriam pertencer de fato à classe superior. A burguesia (comércio efinanças) procurou imitar esse figurino com desejo de ascensão social. Passaramentão a imitar os nobres sonhando subir desta forma na escala social, mas isso se tornoucômico e ridículo. É mais ou menos o que acontece em Inês Pereira de GilVicente. Inês, jovem cansada de trabalhar, quer casar. Lianor Vaz lhe arranjaum noivo, Pêro Marques, que ela recusa por ser falastrão (quer um maridodiscreto, mesmo que pobre). Então Latão e Vidal, dois judeus casamenteiros, lhearranjam o escudeiro Brás da Mata, com quem se casa. Brás é caloteiro e nuncapaga seu moço, Fernando. Logo após o casamento Brás vai para o Norte da Áfricatornar-se cavaleiro, mas é morto por um pastor mouro ao fugir da batalha. Livredeste casamento Inês se casa com Pêro Marques.
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