BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


A Arte Da Visão De Longo Prazo
(Peter Schwartz)

Publicidade
A Arte da Visão de Longo Prazo ? Peter Schwartz O objetivo de se criar cenários não é escolher um mais provável e seguir com estratégias neste rumo; o objetivo é ajudar a tomar decisões que sejam plausíveis para todos os cenários. Porque na realidade todos os cenários se confundem e se rearranjam de formas inesperadas. O planejamento por cenários ajuda a fazer escolhas hoje com uma certa compreensão do que pode acontecer com elas no futuro. Cenários não são simples previsões, os cenários devem ser criados para ajudar as pessoas a aprender como agir em determinadas situações. Ao criar cenários eles devem ser simulados com os colaboradores da empresa para que cada um pense a respeito, isto fará com que ele esteja preparado quando, e se, este cenário, ou um parecido, vir à tona. Muitas vezes, este estágio revela conexões que não eram aparentes antes. O resultado final, entretanto, não é uma fotografia precisa do amanhã, e sim melhores decisões sobre o futuro. Para criar cenários a pessoa deve estar disposta a suspender o senso de absurdo, a encorajar a imaginação e paralelamente o senso de realismo. Não há como criar cenários sem acreditar em todas as possibilidades por mais estranhas que pareçam, pois como disse Bárbara Tuchman, ?os homens não acreditarão no que não se encaixa em seus planos ou em seus pré-arranjos?. De acordo com a psicologia, o ser humano evita aceitar uma notícia ruim. A negação é o primeiro estágio de reação, seguida pela raiva, regateio, desespero e, por último, pela aceitação. Os cenários lidam com mundos e percepções diferentes, portanto a negação será a primeira reação, isto pode prejudicar o estudo mais aprofundado do cenário, ou descarta-lo prematuramente. Outro ponto importante na criação de cenários são os personagens. Usam-se pessoas influentes fictícias no cenário para ver como elas se comportarão. Isso ajuda na prospecção do futuro. Criar histórias dentro do novo cenário faz novas conexões cerebrais, aumento a possibilidade de insights. Além disso, pode-se formar história na forma de mitos, o que pode revelar algo sobre o que sentimos, desejamos, esperamos ou tememos em relação ao futuro. Isto é importante, pois a criação de cenários depende da cultura de quem cria. Toda a bagagem cultural da pessoa é usada na prospecção do futuro, o que pode revelar algumas falhas.



Resumos Relacionados


- Introdução A Administração - Processo De Planejamento

- Introdução A Administração - Processo De Planejamento

- Planejamento & Crescimento Empresarial

- EstratÉgia De Empresas - Desenvolvendo Cenários

- A Arte De Agir Em Ambientes Em MudanÇa



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia