Pedagogia Da Autonomia-saberes Necessários
(Paulo Freire)
Segundo o dicionário Aurélio, um dos significados de autonomia é; faculdade de si governar por si mesmo, emancipação. Paulo Freire mostra em Pedagogia da Autonomia, os saberes necessários para a construção da autonomia do ser enquanto professor(a), aluno(a). Pode-se deduzir que Freire quer dizer que pensando de forma correta é possível construir um mundo melhor. Que ensinar é também aprender e é assim que se entende a prática educativa como um exercício constante em favor da produção e do desenvolvimento da autonomia de educadores e educandos. Pedagogia da Autonomia é um livro pequeno fisicamente falando, mas gigante em esperança e otimismo, que condena as mentalidades fatalistas e conformistas com a ideologia imobilizante de que a realidade é assim mesmo e pronto. Para estes basta o treino técnico indispensável à sobrevivência. Com o pensamento de Paulo Freire, educar é construir, é libertar o ser humano das amarras do determinismo neoliberal, reconhecendo que a História é um tempo de possibilidades. É um ensinar a pensar correto como quem fala pela força da experiência. Ensinar é algo que deve ser exercido com profundidade e dinamismo, onde o respeito à identidade cultural, à dimensão individual e aos educandos, é essencial à prática educativa progressista. Salienta constantemente, que educar não é a mera transferência de conhecimentos, mas sim conscientização e testemunho de vida, de outro modo, onde estaria a eficácia? Segundo Freire, o educador que 'castra' a curiosidade do educando em favor da memorização mecânica do ensino dos conteúdos, tolhe a liberdade do educando, a sua capacidade de aventurar-se. Não dá a formação consciente, treina. A autonomia, a dignidade e a identidade do educando têm de ser respeitada, caso contrário, o ensino tornar-se-á um palavreado vazio, sem autenticidade. Isto só será possível valorizando-se os conhecimentos e experiências adquiridos pelas crianças e adultos antes de chegarem à escola. Inculca na mente dos educadores formados ou em formação a responsabilidade ética, pela arte de conduzir seres humanos à reflexão crítica de suas realidades. O grande educador, Freire, enfatiza valores como simplicidade, humanitarismo, esperança e bom senso: aspectos distantes da sociedade atual, onde o capitalismo impera conduzindo as massas ao consumismo desenfreado e a alienação coletiva pelos meios de comunicação. Refere-se ao abandono educacional em que vivem nossas escolas, presas a práticas de ensino ultrapassadas. Propõe uma humanização do professor enquanto mentor e guia no processo educativo-social, conscientizando os educandos de todas as camadas sociais, sobretudo as de baixa renda, das manipulações políticas que as mantêm dominadas. Para Freire, o homem e a mulher são os únicos seres capazes de aprender com alegria e esperança, na convicção de que a mudança é possível. Aprender é uma descoberta criadora, aberta ao risco e a aventura, pois que ensinando se aprende e aprendendo se ensina. Paulo Freire externa uma filosofia de educação universal em favor da esperança para todos os membros da raça humana oprimida e descriminada. Em seu ponto de vista, prática e teoria, autoridade e liberdade, ignorância e saber, respeito ao professor e respeito aos alunos, ensinar e aprender; são conceitos intimamente interligados. Ensinar, é essenciamente, uma forma de intervenção no mundo, uma tomada de posição, uma decisão, Paulo Freire refere-se a mudanças reais na sociedade, em todos os seguimentos A sua pedagogia da autonomia é embasada na ética, no respeito à dignidade e a própria autonomia do educando. Para Freire o ensino é muito mais que uma profissão, é uma missão que exige comprovados saberes no seu processo dinâmico de promoção da autonomia do ser de todos os educandos. Pedagogia da Autonomia é uma das grandes obras da humanidade em prol da educação que respeita todos os educandos libertando o seu pensamento de tradições desumazantes, opressoras. alice martins
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