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Argélia: Os Judeus (2.a Parte) (algérie : Les Juifs (2ème Partie))
(RACHID;YAHOU)

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Na sequência violentos de motins ocorridos na Espanha do 06 de Junho ao 13 de Agosto de 1391, os judeus da Espanha conhecerão pogroms provocados extrema pela direita, estes levantamentos dão lugar um êxodo dos hebreus da península ibérica para a Argélia. Em 1287 já, judeus já tinham deixado este país para instalar-se na África do norte e na sequência da conquista da ilha Majorque pelos cristãos dirigidos por Jacques 1 de Aragon. da Itália (1342), os dos Países Baixos (1350), a França (1403), o Reino Unido (1422) e a Espanha (1462) de novo, judeus que fogem o anti-semitismo instalar-se-ão em berbèrie.Les judeus espanhóis estabelecer-se-ão ao longo do litoral argelino (Oran, Mostaganem, Miliana, Ténès), em cidades do interior (Constantine, Tlemcen, Blida), ao Sul do país (Mzab, tougourt, Laghouat) e por último pequeno Kabylie (béjaia). De todas as regiões, a de Tlemcen conheceu um acontecimento muito importante, a visita efectuada junto da comunidade judaica desta cidade do famoso rabino ephraim ankaoua incentivará esta a afirmar-se mais. No entanto, os judeus espanhóis constituirão ao início uma entidade específica e a fim de distinguir-o das outras populações, chamar-o-á-se ?os portadores do capuches?. quanto aos judeus berbères, eram cognominados ?os portadores turban?. Uma das famílias judéoibéricas, o Stora seriam procedente de uma rapariga de rabbi issac bar checheth ou barfatils, (os stora) desceriam de Ribach. Pode-se aumentar de outras famílias. É assim que o Duran, Séror e o Benhaim estariam da linhagem do grande rabino Simon ben simah duran, acrescentam o Oualid e o Ayache que seriam modesto. grande rabbinat designará rabinos para as principais cidades de algerie. ribach (1329-1408) e Simon ben simah duran (1361-1442) ou rashbach, velará sobre as comunidades do centro (Argel) .à Oran (oeste-argelino), amrane ben merouas epharati será designado lá. A outra cidade desta mesma região, Tlemcen verá a sua comunidade dirigida por Abraham ben hakim e ephraim ankaoua, mas está-o do país não será ignorados Constantine deverá obedecer à Joseph ben menir (hasid) e maimun ben saadia najar.Les grandes promotores do renascimento judaico residirão nunca, os rabinos ribach e ben simah duran. O primeiro nomeado será designado grande rabino de Argel sultan de Tlemcen e apesar da oposição de Duran. Isto gerará ao poder externo judaïque a proibição de interferir, por conseguinte de nomear rabinos. Também a comunidade judéoberbère desejo guardar uma certa autonomia frente régenter o diário dos judeus argelinos que apoiar-se-á doravante sobre uma equipa colegial constituída de sábios e de idades avancés.Certaines comunidades judaicas solicitará desta equipa dirigente a sua autorização que traga rectificações sobre certas leis existentes assim as leis do casamento, as heranças, conhecerá mudanças após o aval obtido dos chefes carismáticos, e os judeus que não tivessem dado o seu parecer reencontrar-se-ão referidos também. Nenhuma oposição que tem-se manifestado, estas perturbações dão nascimento à unificação das filas da comunidade judaica da África do norte toda. É assim que Simon ben simah Duran légifèrera por prescrições que chamará-se ?taqqanotes? (1) de Argel.
Estes textos estabelecerão legislações novas designadamente as relações matrimoniais que serão aceites escrupulosamente (e que continua a ser-o) pelos fios do torah (2) (conjunto da lei judaica contida nos cinco livros do pentateuque) que habitam ainda a África do norte que confirma assim a autoridade das leis votadas e proclamadas também na sinagoga o dia do shabbat (3) e antes da saída sepher torah (4).
(1) taqqanot: prescrição rabbinique. (2) o torah: conjunto das leis judaicas contidas nos cinco livros do pentateuque. (3) o shabbat: descanso semanal começando à deitar do sol da Sexta-feira que termina-se a partir de caído do nuitdu sábado. (4) sepher torah: rolo manuscrito contendo a lei judaica, o sepher torah é destinado unicamente à leitura pública nas sinagogas.
Rachid Yahou



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