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O Diabo (le Diable)
(mouloudi mustapha)

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Se a verdade está bem no santo de corpos e de espírito, a falta pode ser apenas no diabo à aparência humana?
na existência humana, todo aquele que pode ser um cientista e todo aquele que pode ser também ignare que mim mas, ninguém não é porco e nulo não é gazelle e nula não é luz como nulo não é trevas. São humanos e nulos entre não pode dispensar-se do ar e da água único Deus quis os motivos condutores de uma existência ver de uma vida?

com as diferentes ciências e tecnologias o homem chegou tanto a combater o espectro de tanto doenças e conquistar a lua mas chega sempre a reconhecer apenas se os homens não são idênticos eles assemelham-se porque são vivos com vários denominador comuns incluindo a esperança (preocupação do respeito compreendido para outro)?

para o que quer compreender, aprender e assim confirmar o sentido da convivialidade e o respeito de outro em esta vida, deve emitir-se dos julgamentos precoces ver supérfluos ou ainda de ver muito em rosa quando o seu espírito mergulhado no preto da hipocrisia não tem semelhante o que é procedente do comportamento deste diabo banni tanto por Deus único por muito são homem orgulhoso da sua pertença à espécie humana? É necessário também pôr-se ao lugar dos outro quando mesmo quando a trovoada é de mil lugar e o raio bem mais distante ainda ou ainda ver muito preto quando o coração pode nem abrir-se aos outro e por via de consequência a luz nem aceitar apenas os outros for que são sem, no entanto, ser que é?
não esquecer que um gesto também insignificante que possa parecer-nos, poderia bem-estar de um grande alcance para esta outro, que queríamos, por tal ou tal razão ignorar para não dizer diminuir ver deslocar à fila de indivíduo. Ainda é necessário que uns e outros reconhecem o valor das guardas fous que Deus transmitiu nos livros santos assim como as palavras mensageiros e profetas? A incompreensão total é tempos de fazer a distinção que se impõe entre cultura, educação e instrução?
enquanto o inculture continuar a ser entregue à própria para não se reconhecer mais de fronteira e enquanto a vontade de voltar a dar um sentido ao espírito do mal ver justificá-lo, não serve mais à nada de desempenhar o papel de conciliador ou o moderado ou ainda humano ao sentido limpo da palavra a qual veicula qualquer cultura. É necessário sobretudo optar por a inserção no mundo dos humanos portadores dos germes da cultura humana seguidamente, vai ser necessário aceitar que nulo não pode cortar ver destruir a ponte para gritar à isolamento? Ainda é necessário saber que quer dizer uma ponte?
Ainda é necessário que uns e outros saibam que mesmo se forem condenados de viver juntos (sobre este planeta ver terra), não são para tanto condenados a a gostar-se da mesma maneira que não são condenados de diar-se. Aquilo quer de modo algum dizer que são chamados de viver total numa indiferença que poderia chegar de pior à tal ou tal mesmo sob a influência de tal ou tal loucura. Deus criando a terra e o homem assim efectivamente fez as coisas de modo que fosse-nos inconcebível não falar de complementaridade mais no bem que no mal? Por conseguinte os humanos devem aceitar-se não seria único para honrar a diversidade cujo Deus abençoou-nos?

o diabo
sem água na sua bola
do zero, todo decorre
para ele o mau papel
ele embrase os dois pólos.

Triste e bem triste destino
Odioso quer-se vizinho.
os Seus olhos, tais os de um felino
brilham de raiva de boa manhã.

Rancunier, esquece Deus
sobre os lábios, é pieux
Calculador insidieux.
Phraseur, faz-se velho.

Grande mestre conciliabules
em trabalho, um grande ninguém.
onde passa, semeia canicule
os blasphèmes, acumula-o.

Deus efectivamente que tem feito as coisas
a cebola, não será não uma rosa.
a montanha perde sempre a sua instalação
quando o vulcão explode.

o perdão é uma cultura
insolence é uma ferida
ao escorpião os rodeios
A o perfidie os ângulos.

a cidade, uma grande casa
o ódio permanece um veneno
a solidão é uma prisão
solicita que reencontra a razão.

mouloudi mustapha



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