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Cantatrice Calvo (la Cantatrice Chauve)
(Eugène Ionesco)

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Com ?Cantatrice Calvo?, legendado ?antipeça? por Ionesco, mergulhamos no meio non-sens. A hora dérèglée, bem como as palavras dos personagens, o título não tem nada a ver com o conteúdo da obra? e quando um dos personagens fiz-se-er o porta-voz do público pedindo: ?E Cantatrice Calvo? ?, outro responder-lhe -á, não sem humor: ?Penteia-se sempre da mesma maneira?. Um espectáculo que désopilant, mas que incomoda, porque propõe-se-se frequentemente as pessoas dizer saindo do teatro: ?Era muito engraçado, mas compreendi nada.?

o contexto de pós-guerra deve ter-se em conta. Os intelectuais, chocados pelo atrocidade da Segunda Guerra mundial e o absurdo dos mal levados a efeito, revoltar-se-ão contra os modelos que existem e farão voar em fenda os quadros tradicionais da literatura. É assim que ?Cantatrice Calvo? parecido em 1951, será a primeira peça do Novo Teatro. Um teatro que perturba todas as regras: aqui, não divisão em actos e cenas, não intriga.

Então de qual trata-se? O Sr. e Senhora Smith vai receber o Sr. e Senhora Martin para uma noite. A Boa e o Bombeiro intervirão também. A finalidade satírica não demora a fazer-se dia: Ionesco vai sublinhar todos os hipocrisia da burguesia. Vai mostrar como a linguagem tornou-se estéril na utilização que ele com efeito. Contudo, apesar todas as das situações abracadabrantes, todas as crises fou rir que não se pode impedir-se ter lendo ou olhando esta peça, sente-se bem único a tensão monta-se.

com efeito, o cómico e o absurdo servem aqui para denunciar a loucura do humanos que acantonam o uso da linguagem à alguns jogos de palavras ou clichés mortifères. Quando lê-se entre as linhas, vê-se pessoas que se frequentam por pura convenção social, mas que não têm nada a trazer-se, dos casais que não se conhecem, que se rasgam.
?Cantatrice Calvo? é um sinal de alarme que chama à responsabilidade do humanos no uso que faz a linguagem que deveria ser utilizada para fazer avançar a humanidade para o bem e para a liberdade, enquanto que é reduzido a um uso étriqué e perfeitamente inútil.



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