Lepauvre Christ Abaulou (lepauvre Christ De Bomba)
(Mongo Beti)
Um olhar sem pintura sobre os contributos da colonização e uma crítica acerba das insuficiências dos métodos évangélisation que foram um verdadeiro grão de desolação cultural. Através do retrato dicotómico que faz Mongo Beti sobre a vida dos dois missionários, um jovem queria reformar e reparar os erros do passado tropeça a um poder colonisateur que se fez o cúmplice da antiga geração de missionários que apesar da sua boa vontade fizeram erros grosseiros transpondo as realidades não africanas na África com resultado em muitos casos bâtards espirituans. As reacções de certos missionários em frente certos rites africanos foi um movimento de rejeição todo deestes sem um segundo pensamento. as tradições de um povo são postas em valor pelas guerras silenciosas que entregam-se por um lado o maus e de outro lado os cupões. Mas os critérios que permitem esta separação são bastante ambíguos para um observador lucide. é o retrato das pessoas simples que abraçam com émerveillement a nova fé que lhes é proposta como caminho salvação, mas residem às vezes unidos em segredo às suas tradições e são compartilhados entre as vantagens da nova fé e os da sua fé ancestral. « Tem vale melhor que dois ter-o-ão » , dizia Jean da Fonte. Mongo Beti levantando ao mesmo tempo as insuficiências dos métodos missionários pelo retrato do jovem missionário mostra-nos que a religião como aparece na sua nova forma com um rosto jovem é mais tranquilizando para uma África jovem. Indubitavelmente a obra de Mongo Beti tende a tornar verdadeiro o rosto do Deus Cristão, Único, incompris, degradado e quase maldiz. É por conseguinte uma chamada ao mundo para redescobrir o rosto Christ indisposto, pobre Christ abaulou
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