Os Meus Cavaleiros Do Reino (mes Chevaliers Du Royaume)
(david camus)
Pode-se ter o autor do estrangeiro, Prémios Nobel de literatura em 1957, para avô e tomar por sua vez a pluma sem estado de alma? Indubitavelmente não. David Camus, 34 anos, é o primeiro a convir: se confessa ter a escrita ?no sangue? e várias obras ao seu activo (polar, SF, novela para a juventude), o neto do famoso Albert muito tempo tem diferido qualquer publicação, como paralysé pela sua famosa ascendência. Após ter realizado filmes documentais para a televisão, trabalhado na edição e traduz vários livros do inglês, aí está que salta por último o passo com os cavaleiros do reino, uma espécie de thriller histórica na época das cruzadas que permite ao jovem autor escapar à comparação com os escritos do seu antepassado. A história começa um dia de Julho de 1187 à Hattin, em Terra santa: ?moine cavaleiro? Morgennes, ?corajoso? entre corajosa, é um dos raros sobreviventes da derrota cuisante que Saladin acaba de infligir ao cruzados antes de retirar-lhes a Verdadeira Cruz. Ora Morgennes era precisamente o vigia oficial? O Ensanglanté, privado (tanto quanto perdeu a sua prodigiosa espada, Cruciferário), soldado Christ jure de reencontrar ?a santa madeira? e de trazê-lo ao papa, Roma, a fim de ressouder a cristandade. É o início de uma procura que trepida. De Jerusalém em Tyr passando por Damasco e Veneza, Trigos mouriscos, Assassinos, Templiers (efectuados miserável Renaud de Châtillon) étripent sem estar a fazer-se solicitar? O leitor, gira-lhe as páginas da mesma maneira. O mérito retorna à uma escrita simples e muito nervosa - que mais está sem poncifs - servindo um plano original tecido de sólidos referências. Forte de um ritmo muito sustentado, a aposta em cena parece quase cinematográfica com moult batalhas, supplices, sobrepostas, conciliabules. Para ligeiramente, crer-se-ia-se em Indiana Jones? e a cruz perdida! Muita hemoglobina, um pouco de mysticisme e ésotérisme, zeste de sobrenatural; os personagens apresentam uma real consistência (começar por Saladin, irresistível) de acordo com uma distribuição quase hollywoodienne: cavaleiros cyniques, prélats irresponsáveis, soldatesque assoiffée de sangue, heroína bonita e misteriosa, jovem escravo que une, velho judeu especializado no comércio de relíquias duvidosas? Com esta epopeia elevada em cor e dor, David Camus assina uma primeira novela mais que diverte.
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