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A Mulher De Trinta Anos Extraídos (la Femme De Trente Ans Extrait)
(BALZAC)

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(...) Charles permaneceu durante um momento imóvel, a costas ligeiramente apoiados sobre a guarnição da porta, e muito ocupado a examinar uma mulher que tem-se tornado famoso sem que ninguém possa dar conta dos motivos em os quais baseava-se a sua fama. O mundo oferece muitas estas anomalias curiosas. A reputação de Sra. de Aiglemont não era, certa, mais extraordinária que a de certos homens em sempre trabalho de uma obra desconhecida: estatísticos tidos para profundos sobre a fé de cálculos que guardam-se bem de publicar; políticas que vivem sobre um artigo de jornal; autores ou artistas cuja obra permanece sempre em carteira; pessoas doutos com os que não conhecem nada à ciência, como Sganarelle é latiniste com os que não sabem o latino; homens aos quais atribui-se uma capacidade convinda sobre um ponto, quer a direcção das artes, quer uma missão importante. Esta admirável palavra, é uma especialidade, parece ter sido criada para estas espécies de acéphales políticas ou literários. Charles residiu mais muito tempo em contemplação que não o queria, e foi descontente assim ser preocupado fortemente por uma mulher; mas também a presença desta mulher contestava os pensamentos que um momento anteriormente o jovem diplomata tivesse concebido ao aspecto do baile.

marquise, então idoso de trinta anos, era bonito embora frágil de formas e uma excessiva delicadeza. Seu mais maior encanto vinha de uma fisionomia cuja calma traía uma surpreendente profundidade na alma. O seu olho cheio de fenda, mas que parecia encoberta por um pensamento constante, acusava uma vida febril e renúncia mais vasta. Seus paupières, quase sempre chastement reduzidos para a terra, aumentavam-se raramente. Se lançasse olhares em redor deela, era por um movimento triste, e tinha dito que reservava o fogo dos seus olhos para occultes contemplações. Também qualquer homem superior sentia-se curiosamente atraído para esta mulher suave e silenciosa. Se o espírito procurasse adivinhar os mistérios da perpétua reacção que se fazia nela dos presentes vermes o passado, do mundo à sua solidão, a alma não fosse interessado menos de iniciar-se aos segredos de um coração em certa medida orgulhoso dos seus sofrimentos. Nela, nada de resto desmentia as ideias único ela inspirava em primeiro lugar.

como quase todas as mulheres que têm muito longos cabelos, era pálida e perfeitamente branca. A sua pele, de uma lisura prodigiosa, sintoma raramente enganoso, anunciava verdadeira uma sensibilidade, justificada pela natureza dos seus traços que estes tivessem terminado maravilhosos que os pintores chineses espalham sobre as suas figuras fantásticas. O seu pescoço era ligeiramente talvez longo; mas estas espécies de pescoços são mais graciosa, e dão às cabeças de mulheres de vagas afinidaoes com magnéticos ondulations da serpente. Se não existisse só um dos mil índices pelos quais aos carácteres dissimulés revelam-se ao observador, ser-lhe -ia suficiente que examinasse cuidadosamente os gestos da cabeça e as torções do pescoço, assim variadas, tão expressives, para julgar uma mulher. Em Sra. de Aiglemont, a aposta estava harmonia com o pensamento que dominava a sua pessoa. As esteiras seu chevelure largamente entrançado formavam acima a sua cabeça uma elevada coroa à qual misturava-se nenhum ornamento, porque parecia ter dito adeus para sempre à procura do lavabo. Também não se surpreendia em nunca ela estes pequenos cálculos de coquetterie que estragam muitas mulheres. Apenas, cerca de modesta que era a sua blusa, não escondia inteiramente a elegância da sua dimensão. Seguidamente o luxo do seu longo pingamento consistia num corte extremamente distinguido; e, se é autorizado procurar ideias no arranjo de um tecido, poderia-se dizer que as dobras numerosas e simples do seu pingamento comunicavam-lhe uma grande nobreza. No entanto, talvez traía indelévéis as fraquezas da mulher pate da sua mão e o seu pé; mas se mostrasse-o com algum prazer, foi difícil mais malicioso ao rival encontrar os seus gestos afectados, tanto pareciam involuntários, ou devidos à infantis hábitos. Este resto de coquetterie fazia-se mesmo desculpar por uma graciosa indolência. Esta massa de traços, este conjunto de pequenas coisas que fazem uma mulher feia ou bonita, atractivos ou desagradáveis, podem apenas ser indicados, sobretudo quando, como em Sra. de Aiglemont a alma é a relação de todos os retalhos, e imprime-lhes uma deliciosa unidade. Também a sua manutenção atribuia-se perfeitamente com o carácter da sua figura e a sua aposta.



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