Fahrenheit 451 
(Ray;  Bradbury)
  
Escreva o seu resumo 
  aqui.
  
  FAHRENHEIT 451 – A TEMPERATURA NA QUAL A LIBERDADE DE 
  EXPRESSÃO INCEIDEIA
  
  Imagine um mundo em que os livros constituam uma ameaça 
 ao 
  sistema, uma sociedade onde eles são terminantemente 
  proibidos. Para extingui-los, basta chamar os bombeiros 
 ? 
  profissionais que antes  se dedicavam a apagar 
 incêndios, 
  mas que agora são os responsáveis pela manutenção da 
 ordem, 
  queimando publicações e impedindo que o conhecimento se 
  espalhe como epidemia. Para exaltar e fortalecer a 
  alienação em que vive essa nova sociedade, anestesiada 
 por 
  informações triviais, as casas dispõem de televisores 
 que 
  ocupam paredes inteiras de cômodos, e exibem “famílias” 
 com 
  as quais se podem dialogar, o que comumente hoje 
 chamamos 
  de reality shows, e esses programas fossem exibidos 
 como 
  se  fatos reais.
  O enredo bastante simples é ambientado numa cidade dos 
 EUA, 
  mas não há nada de futurista em sua paisagem; não há 
  grandes aparatos tecnológicos ou aquela limpeza 
 orgânica 
  que costuma cercar as narrativas localizadas num porvir 
 em 
  que a ciência  transformou o habitat humano num grande 
  laboratório. A cidade de Fahrenheit 451, em resumo, é 
  apenas um pouco mais sombria e opressiva do que a 
 maioria 
  das metrópoles contemporâneas, com seu misto de 
 progresso 
  industrial e deterioração do tecido urbano, onde 
  moderníssimos meios de transporte atravessam bairros 
  decadentes e onde as pessoas vivem na  profunda solidão 
 da 
  modernidade. 
  	Este é cenário em que vive Guy Montag, bombeiro que 
  atravessa séria crise ideológica e existencial. Sua 
 esposa 
  Mildred Montag vive a base de pílulas que embalam sua 
  irrealidade cotidiana. Mille como também é chamada 
 passa o 
  dia entretida com seus “parentes televisivos”, enquanto 
 ele 
  trabalha arduamente para comprar-lhe a  tão sonhada 
 quarta 
  parede de TV. Suas vidas são vazias. 
  Guy Montag tem sua vida transformada, quando conhece a 
  vizinha Clarisse McClellan, uma adolescente que 
 questiona o 
  mundo à sua volta e leva Montag  a fazer o mesmo. O 
  desaparecimento misterioso de Clarisse faz com que 
 Montag 
  se rebele contra a política estabelecida, e ele passa a 
  esconder livros em sua própria casa.   Denunciado por sua 
  ousadia, é obrigado a mudar de tática e a buscar 
 aliados na 
  luta pela preservação do pensamento e da memória. Um 
 desses 
  aliados é o professor Faber que o ajuda a entender  a 
  importância  dos livros. Num ato de loucura mata seu  
 amigo 
  e capitão da corporação de bombeiros Beatty, que 
 desempenha 
  o papel de inquisidor-mor da modernidade. 
  Perseguido pelo Sabujo, uma espécie de cão farejador 
  eletrônico cuja função é controlar as pessoas Guy 
 Montag 
  refugia-se em uma comunidade de intelectuais em que 
 cada um 
  de seus membros decora uma obra da literatura universal 
 na 
  memória. Assim eles se sentiam protegidos da 
 perseguição 
  implacável do sistema.
  Fahrenheit 451 foi filmado por François Truffaut em 
 1966, 
  com Oscar Werner no papel principal. Fahrenheit 451 é 
 não 
  só uma critica à repressão política mas também à 
  superficialidade da era da imagem, a falta de 
  comunicabilidade entre as pessoas, e sobretudo o vazio 
 e a 
  crise existencial sintomática do século XX e que  ainda 
  afeta muito seres humanos.
  	Ray Bradbury criou um mundo em que os livros entram 
  em combustão a exatos 451 fahrenheit, o que equivale a 
  232.7777777778 graus Celsius. Publicado pela primeira 
 vez 
  em 1953 inicialmente com o título de Fire Man, 
 Fahrenheit 
  451 ainda  instiga o imaginário do leitor do inicio do 
  século XXI com sua metáfora de uma civilização onde o 
 livro 
  é visto como algo subversivo.
  
  BRADBURY, Ray. Fahrenheit 451: a temperatura na qual o 
  papel do livro pega fogo e queima. Tradução de Cid 
 Knipel; 
  prefácio Manuel da Costa Pinto. São Paulo: Globo, 2003. 
 
  
 
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