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Contratando empregados
(Graca Fusquine)

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CONTRATANDO EMPREGADOS


Como proprietário de uma empresa, uma de suas tarefas mais importantes é o gerenciamento da sua força de trabalho, garantir que tem as pessoas certas e o número certo de pessoas para manter sua empresa funcionando de maneira uniforme.
Mas digamos que sua empresa está crescento e você pensa que precisa contratar mais gente. Como ter certeza de que o momento é certo? Existem algumas pistas que você pode seguir para determinar se está mesmo na hora de aumentar seu quadro de funcionários.


Seus empregados estão trabalhando muito - talvez até demais- e não perdem a oportunidade de deixá-lo saber disto, reclamando que sempre têm coisas demais para fazer, que não conseguem dar conta de tudo, que não têm tempo para nada. Este tipo de reclamação é comum, mas é sua tarefa determinar se é legítima. Como? Tente conversar com seus empregados e peça a eles para mostrarem o que estão fazendo além do que podem. Depois analise o absenteísmo e os indicadores de produtividade. Se o que você encontrar validar as reclamações então está na hora de você reorganizar sua estrutura, redefinir papéis e responsabilidades para melhorar a situação de todos. Ou, se seu bom senso indicar que é mesmo preciso, contratar mais gente.
A curva de crescimento de seus produtos ou serviços não pára de crescer e você identifica que isto é uma resposta a uma demanda maior de seus consumidores.
Você descobre uma oportunidade de crescimento na sua área de atuação, ou outra relacionada com a sua, e decide que é o momento de assumir um risco calculado.Entretanto os empregados disponíveis não poderão assumir as novas responsabilidades.
Você percebe que o conhecimento e habilidades de seus empregados são suficientes para seu nível atual de produtividade, mas se quiser expnadir terá que ampliar estas habilidades através de treinamento, ou contratar pessoas de outro nível.
Seus lucros estão dentro, ou acima de suas previsões. Ao invés de premiar você mesmo com o carro do ano, ou repartir o lucro entre seus funcionários, você se pergunta se está na hora de crescer .

Depois de fazer uma análise profunda da situação na sua empresa e de seus objetivos, você decide que é o momento certo para expandir sua empresa. Mas o que você deve considerar antes de criar uma nova posição? Antes de mais nada, escrever claramente uma descrição do cargo, que deve incluir os seguintes fatores:


As tarefas, as responsabilidades maiores e as demais relacionadas que o empregado deve ter.
O que você espera da função, em termos de rendimento.
Os títulos das pessoas a quem deverá se reportar e de quem deverá reportar-se a ele – se houver.
As responsabilidades financeiras e os limites de gastos que poderá fazer independentemente – se fôr o caso.
Os limites aceitáveis de comportamento.
As condições de trabalho.
O salário e com que periodicidade será avaliado para fins de aumento.

Este documento é crucial não apenas quando estiver contratando novos funcionários, mas para poder avaliar o desempenho de todos os que trabalham para você. Se você não souber claramente o que espera de um empregado, como saber se ele está conseguindo preencher as expectativas? Mas se não fôr um documento claro, específico, se fôr muito genérico, ou não refletir exatamente o que o empregado faz, será perda de tempo e de trabalho. Não faça.

Quando decidir-se por contratar mais uma pessoa, leve em consideração o seguinte: contratar mais alguém só por porque você precisa de mais gente é bobagem e inevitavelmente vai resultar em um desempenho pobre, baixa produtividade e baixa moral das “tropas”. Tenha certeza de que está contratando alguém que preencha exatamente tudo aquilo que você escreveu na descrição do cargo, mesmo que a seleção demore mais. É a única maneira de melhorar a performance de sua empresa como um todo. E vale o esforço, acredite.

Contratado o novo funcionário, existem alguns passos básicos que devem ser seguidos para maximizar a contratação.

· Estabeleça um processo de acompanhamento do progresso do novo contratado pela pessoa que deverá supervisioná-lo (mesmo que seja você). Dê sempre retorno imediato sobre todos os aspectos do desempenho –positivos, ou negativos. Não espere pelo fim dos 90 dias de experiência para pegar a pessoa fazendo alguma coisa errada. O retorno imediato permite corrigir o erro imediatamente e proporciona condições para a pessoa crescer e melhorar constantemente seu desempenho.
· Crie um programa de treinamento – formal, ou informal, dependendo do tamanho da sua empresa. O objetivo deste treinamento é fazer com que o novo contratado mais rapidamente possa conhecer o funcionamento de sua empresa e aplicar seus conhecimentos e habilidades de forma mais eficaz em sua posição. Não é pelo fato desta pessoa ter sido bem sucedida em outra empresa que signifique que o será também em sua empresa. Você tem que fazer sua parte, se não quiser desperdiçar tempo e dinheiro.
· Designe um “mentor” para o novo empregado. Terá que ser alguém respeitado na empresa e que não seja chefe direto do funcionário. A responsabilidade do mentor é “mostrar como as coisas funcionam por aqui”, bem como as “minas escondidas” : as pessoas difíceis, a política informal, as regras não escritas, os processos. Alguém que facilite a integração do recém chegado à empresa.

Seguindo estas dicas você poderá decidir se deve ou não expandir sua força de trabalho, se está pronto para todo o trabalho exigido para fazer uma contratação que represente uma melhora para sua empresa e não uma despesa a mais.



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