Artigo/Biografia
(Fausto Visconde)
CARUSO
Em 25 de fevereiro de 1873, nascia aquele que seria o maior tenor de todos os tempo, Enrico Caruso. Nascido meio à miséria, sua família pertencia a imensa massa menos favorecida onde os multíplos extratos sócio-econômicos existentes extendiam-se desde trabalhadores especializados até mendigos. Seu pai, Marcellino Caruso foi mecânico e chegou a ser superintendente de uma fábrica. Logo aos primeiros passos profissionais de Enrico, a família tentou esconder seu passado de miséria. Tentaram esconder até o nome verdadeiro Errico, nome comum na Itália que significa tosado. Ainda na infância caruso sofreu muito com a perda de seus dois irmãos e a doença de sua mãe. Não se tem como afirmar que Caruso tenha freqüentado o jardim de infância nos período de 6 a 8 anos de idade, e sim que sua mãe tenha lhe dado as primeiras instruções escolares. Somente quando a família mudou-se para Sant'Anna Palucci, a partir daí ele fora educado pelo padre Giuseppe Bronzetti com quem terminou sua instrução normal. Aos 13 anos, por insistencia de seu pai, ele arranjou um trabalho de desenhista em uma fábrica, e logo mudando para aprendiz de mecânico. Suas habilidades manuais indicava que trilharia o mesmo caminho de seu pai. Mas a escola do Padre Bronzetti possuia um dos melhores coros infantis da cidade, e Caruso tomara conhecimento do fato: enturmou-se ao coro e logo foi apelidado de carusiello, e teve como seu tutor Giovanni Gatti. Ele não era só mais um bolsista da escola, seu talento o levou à cobrar pelos seus serviços de solista. Eram parcas moedas bem menos suadas do que aquelas obtidas como aprendiz de mecânico. As primeiras orientações musicais vieram por: Rafaello de Lutio, Federico Albin, Alessandro Fasanaro e Ernesto Schirardi. Foi por intermedio desses que cantou sua primeira ópera na escola, composta pelo maestro Campanelli intitulada Il Bringanti Nel Giardino di Don Rafaele. Missiano o levou até ao professor de canto Guglielmo Vergine para que recebesse um treinamento profissional. A história entre Caruso e Vergine ficou bem conhecida: O contrato dúbio que escravisou o cantor por anos, onde obrigava a entregar 25% de seus ganhos ao maestro. Durante anos o processo arrastara-se nos tribunais e, tendo findado em 1899 em que Caruso paga uma quantia de 20 mil liras ao maestro. FANATISMO Um dos maiores problemas com os escritos sobre Caruso é que foram feitos por pessoas apaixonadas, e tendem a minimizar os acontecimentos. Chegam a atribuir ao próprio Caruso o desenvolvimento de sua voz. Até certo ponto todo cantor é autodidata e sabe-se de alguns casos de estrelatos sem instrução formal alguma. Mário de Candia e Amelita Galli-Cucci são exemplos. Talvez Caruso tenha obtido maior sensibilidade e perspicácia de educar a própria voz. Sem a qual jamais teria sido o grande tenor, Il Primo del Mondo, [o primeiro do mundo]. Discordâncias à parte, todo mundo concorda que a estréia profissional de Caruso aconteceu com L'Amico Francesco , no teatro Nuovo - Nápoles. Há controversia sobre sua estréia alguns citam 16 de novembro de 1894 enquanto outros com base nas fontes Key e Zirato sendo o dia 15 de março de 1895. O que se sabe é que a ópera não agradou e, das quatro representações planejadas só ocorreram duas. Mesmo assim, o espetáculo lhe rendeu um contarto com o empresário Carlo Ferrara para a temporada lírica de caserta. Sendo esta a primeira temporada de sua vida, no Teatro Cimarosa onde cantou Faust, de Gounod, Cavalleria Rusticana [ Mascagni ] e Camoens, de Musone. A temporada feita no Egito foi um fracasso, e ele volta para Nápoles e canta no teatro mais importante da cidade de San Carlo por apenas 750 liras ao mês. O repertório era formado pelas óperas La Traviata, I Capuleti ed i Montecchio [Bellini], Rigoleto e Faust. A vida principiante não estava fácil para Caruso, às vezes tinha de cantar até duas óperas por dia para sobreviver. E foi em Nápoles - Itália, e nos arredores como Sicília onde até meados dos anos 1897 ele cantou. Uano antes, fevereiro de 1896, aconteceu o celebrado episódio das - raposas da Escócia. Contam que ao se apresentar naquele país durante o espetáculo trocou a frase Le sorti della Scorzia " [Os destinos da Escócia] por: Le Volpi della Scorzia [as raposas da Escócia]. O ano de 1897 marcou muito sua carreira. Sua estréia no teatro lírico internacional aconteceu em 3 de novembro de 1897, com La Navarraise de Massenet, que teve apenas cinco dias para decorar. A partir daí tudo vai muito bem na carreira de Caruso. Em 2 de julho de 1898 nasceu seu primeiro filho com Ada Giacchetti, e lhe deram o nome Rodolfo, como recordação da primeira ópera interpretada pelo casal. A temporada 1898 / 1899, ele abriu com L'Arlesiana, tendo Caruso no papel de Federico. Em 17 de novembro integrou o elenco de Fedora e, a partir deste momento inicia-se sua ascenção. Os contartos e convites surgem de todos os cantos. Da Argentina, inicialamente e Rússia onde ao lado de Francesco Marconi e Ângelo Masini apresentaram-se em São Petersburgo a convite do Czar Nicolau II, tendo rendido 6 mil liras por mês.
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