Páscoa, Carnaval e Corpus Christi
(Irineu Trevisan)
Páscoa, Carnaval e Corpus Christi
Páscoa: Os hebreus (judeus) saíram do Egito em direção a terra prometida. Ficaram 40 anos caminhando pelo deserto. Os judeus comemoram a Páscoa como essa libertação, a chegada a "terra que jorra leite e mel".
Jesus Cristo ressignificou a Páscoa dos judeus. Ele também a comemorava e na última ceia comemorou a Páscoa impelindo um novo cunho: a saída do pecado para a graça, da morte para a vida, dando a ela, um o sentido de ressurreição.
A Páscoa é comemorada sempre em Abril e em lua cheia, porque em Abril acontecia a Festa das Tendas ou das Colheitas. Os primeiros frutos eram oferecidos a Deus após uma grande estiagem. A lua cheia é por causa que durante os 40 anos eles caminhavam sempre a noite por causa do calor de 50° que havia durante o dia no deserto, e quando tinha lua cheia a caminhada era mais rápida; o clarão da lua significava a luz de Deus.
Por convenção da igreja, 40 dias antes da Páscoa, começou a comemorar-se o Carnaval (carnevales: “Carne a Deus”). Esses 40 dias significam tanto os 40 dias de Jesus no deserto, quando resistiu ao demônio, como os 40 anos dos hebreus em busca da terra prometida.
Nesses 40 dias costuma-se fazer jejum de carne, por isso no carnaval se comia carne para suportar esse jejum, que representava também a estiagem antes da colheita.
Portanto o carnaval era uma festa religiosa, em que se confraternizava e se comia carne, mas os profanos ressignificaram o carnaval como festa da carne, mas carne no sentido de exacerbação das paixões nascidas da carne – sensualidade.
Então, embora a Igreja utilize-se de uma fórmula matemática em que coincida o mês de Abril, Domingo e lua cheia para definir a data da Páscoa e, a partir dessa data se baseie para a definição do carnaval (40 dias antes) e Corpus Christi (60 dias depois), ela não mais tem interesse pelo Carnaval, por esse cunho que lhe foi empregado.
Já o Corpus Christi é uma festa católica que surgiu na Bélgica por volta do século XII. Realiza-se então a procissão com a imagem de Jesus. Tem o objetivo de extender a todos a presença do Cristo vivo, sua essência espiritual, para que todos entendam o valor do gesto Dele morto na cruz e ressurrecto dias depois.
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