Correio da Manha - Erros Ortográficos
()
Toys ‘R’ Us escreve ‘diversão’ com c cedilhado
“O folheto mensal das promoções da Toys ‘R’ Us, um espaço comercial com brinquedos para crianças e jovens, está recheado de erros ortográficos e más construções frásicas. “Já chegou a diverção!!”, a mensagem de abertura do prospecto mostra em destaque, a vermelho e em letras garrafais, um erro ortográfico ao apresentar a palavra ‘diversão’ com c cedilhado.
Ainda assim, apesar deste ser o exemplo que mais rapidamente salta à vista de pais e crianças, o interior do boletim apresenta ainda mais oito incorrecções.
O CM consultou o folheto que está a ser distribuído, tanto à entrada das oito lojas do Toys ‘R’ Us como nas caixas de correio pelo País, e contou nove palavras mal escritas. Entre alguns dos exemplos estão ‘mágnifico’ (com acentuação na primeira sílaba), ‘jornáis’ (acentuação indevida), ‘precio’ (palavra em castelhano que substitui preço), ‘titulos’ (desta feita sem qualquer acento gráfico) e ‘pedáis’.
Além da acentuação por excesso e defeito, a construção de certas frases também escapa às mais elementares regras da gramática portuguesa. As informações relativas às condições de acesso ao cartão de financiamento, no fundo da última página do prospecto, são exemplo disso mesmo. É possível ler “Para mais informações visite www.toysrus.pt ou telefone ao 808202203”: o endereço de Internet não funciona e o artigo ‘ao’ está incorrectamente colocado no lugar do ‘para’.
O CM apurou que estão a circular pelas lojas da multinacional cerca de 1,5 milhões de exemplares do boletim. Fonte da empresa diz que a responsabilidade da organização e produção dos conteúdos é do Departamento de Marketing do Toys ‘R’ Us, que se situa em Espanha.
Apesar de se tratar de um folheto que se dirige a pais e às crianças em idade escolar, a Toys ‘R’ Us foi clara nos esclarecimentos sobre os erros em questão: Não há respostas foi a reacção. O responsável da agência que faz a comunicação da cadeia de lojas disse ao CM que jamais uma empresa que se tenha em conta vai tomar uma posição sobre a questão.”
Pois é como, como diria o nosso querido Fernando Pessa, E esta heim??? Já não se tem cuidado com nada, já não se tem cuidado com a escrita, mesmo que esta esteja num folheto promocional. Onde já se viu uma empresa multinacional cometer um erro deste tamanho. Como é possível que um folheto que chega a casa de milhões de portugueses não seja revisto? Como é possível que a uma questão dessas não seja dada a devida importância.
Cada vez mais não ligamos a este tipo de pormenores que são deveras importantes, e excelentíssimos professores de português, preparem-se porque qualquer dia não têm lugar nas nossas escolas.
Já não há gosto em tratar bem a língua portuguesa, até existem dicionários de calão, vejam só!!! Os jornalistas cometem erros de arrepiar, enrolam a língua portuguesa a torto e a direito.
Estamos a caminhar para o 8, porque se o 80 é demasiado e todos o criticamos, parece que o meio-termo não interessa, e então sendo assim, o que esta a dar é o desmazelamento. Pois bem, jovens, cabe-nos tratar melhor a língua portuguesa, a denunciar estes casos para que realmente assumam a devida gravidade, e talvez para a próxima, não aparece um pequeno artigo no Correio da Manha, mas talvez uma noticia de 2ª pagina.
Resumos Relacionados
- “a Voz Do Brasil”
- Acordo OrtogrÁfico
- A Importância Do Latim Na Atualidade
- Http://www.strangeco.com/
- Manual De Redação E Estilo De O Estado De S. Paulo
|
|