Revista Class Magazine
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Jeans de Luxo uma cara mania Desde o advento, meia década atrás, da categoria de jeans batizada de premium ou de luxo, referindo-se a calças que custam de US$ 75 (ou cerca de R$200) para cima, o preço do que um dia foi conhecido como "calça rancheira" disparou de modo tão repentino que hoje está nas nuvens. Mais curioso ainda, os blue jeans de repente perderam suas orgulhosas raízes proletárias e se transformaram no que os vendedores chamam de "compra de status". Durante quatro anos seguidos o jeans de luxo foi a categoria de crescimento mais rápido na faixa inferior do setor de vestuário, disse Marshal Cohen, principal analista da indústria no NPD Group em Port Washington, Nova York, que acompanha as vendas de roupas. Embora não haja números dividindo por preço o mercado de jeans de US$ 14,2 bilhões, é o qualificador de Cohen -- a "faixa inferior" -- que faz a gente parar. Longe de ser raridades, os jeans na faixa de US$ 200 estão por toda parte. E não é exagero dizer que hoje um par pode custar tanto quanto um iPod (Tsubi, US$ 319), um Motorola Razr ("vintage" Levi's, US$ 325), ou um computador desktop com a impressora incluída (Nudie com tintura vegetal, US$ 428). Enquanto os jeans se tornam cada vez mais aceitáveis como traje de trabalho e para a noite, uma peça adequada para qualquer ocasião (incluindo reuniões de conselho), nunca fora de lugar, talvez com exceção dos enterros, o apetite pelos jeans premium superou a mais louca imaginação de um caubói. "Dez anos atrás ninguém tinha ouvido falar nessa categoria", disse Robert Burke, diretor de moda da chique loja de departamentos Bergdorf Goodman, antiga fornecedora dos clientes mais ricos. "Hoje que o premium virou um item de moda, todo mundo está se perguntando uma coisa: quanto é caro?", acrescentou Burke.
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