Por que adotar ITIL
(Nysten Andrade de Macedo)
O Governo do Reino Unido no final da década de 80, desenvolveu a ITIL (Information Technology Infrastructure Library), através da CCTA (Computing and Telecommunications Agency), no sentido de oferecer um conjunto de Melhores Práticas em áreas de preo de serviços e suporte de serviço de TI, para organizações de qualquer porte, tanto públicas como privadas.
A disciplina ITIL corresponde a uma estrutura baseada em 10 processos, todos interligados, que descrevem processos-chave para que as empresas de TI forneçam serviços de qualidade a seus clientes. Esses processos se dividem em Suporte a Serviços e Entrega de Serviços.
A estrutura ITIL pode ser definida como um conjunto de melhores práticas para operações e gerenciamento de serviços de TI e proporciona uma abordagem sistemática e profissional ao fornecimento de tais serviços.
Os principais benefícios de adotá-la são: a) Melhoria da satisfação do cliente com os serviços de TI, b) Busca a redução do risco de não atingir os requisitos de negócios para os serviços de TI, c) Busca da redução de custos para o desenvolvimento de procedimentos e práticas dentro de uma organização, d) Identificar e divulgar Padrões e orientações para todo o pessoal envolvido, e) Melhorar o fluxo de comunicação e informação entre o pessoal de TI e os seus clientes, f) Busca maior produtividade e melhor uso de habilidades e experiência, g) Uma nova abordagem de qualidade para os serviços de TI.
Itil consiste na identificação e na gravação de itens de configuração, incidentes, problemas e alterações e envolve as seguintes funções e processos: • Service Desk – O Service Desk ou Help Desk, • Gerenciamento de Incidentes • Gerenciamento de Problemas • Gerenciamento de Alterações • Gerenciamento de Releases • Gerenciamento de Configurações • Gerenciamento da Disponibilidade • Gerenciamento da Capacidade • Gerenciamento da Continuidade dos Serviços de TI • Gerenciamento do Nível de Serviços • Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI
Aguardo comentários e perguntas sobre este tema apaixonante e vasto.
Os textos sobre a ITIL é protegido por copyright encontra-se em inglês e é de propriedade da Pink Elephant Inc.
Resumos Relacionados
- Sistemas De Informação Gerenciais
- Gestão Dos Negócios
- Administração
- Algumas Tendências Da Consultoria Empresarial
- Pmbok Livro Do Conhecimento Em Gerenciamento De Projetos
|
|