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Após 35 anos de silêncio, Maria Fumaça volta a apitar
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A construção da estrada de ferro do Alto Vale do Itajaí começou em 1906. O trecho que ligava Blumenau a Rio do Sul iniciou em mais ou menos 1922 e foi inaugurado em 28 de dezembro de 1933, servindo o Alto Vale durante 62 anos. Maria Fumaça, assim chamada a locomotiva, ganhou esse nome porque passava apitando quando chegava ou saía da estação. A revitalização desse projeto traz, junto ao apito, lembranças de uma época que deixou saudades.
Um pouco da história
Após o início das obras em 1906, a estrada de ferro passou da administração do Governo Federal (que cuidou da estrada até 1968) para a Rede Ferroviária Federal, que ao final desativou a estrada em 13 de março de 1971, trinta e cinco anos atrás.
O fechamento dessa ferrovia atingiu várias famílias que dependiam da estrada como fonte de renda, pois o empreendimento garantia a prosperidade em um período de desenvolvimento para o Alto Vale. Fechada, representava perda para a economia dessas pessoas, que viviam às margens da ferrovia.
Alguns fatores que impulsionaram o fechamento
Na década de 50, o transporte rodoviário cresceu muito. Já existiam as Brs 116 e a 101, que tornavam o transporte mais rápido e não tinham um custo muito alto de manutenção. Nessa época, muitas ferrovias brasileiras já haviam fechado, mas a Estrada de Ferro de Santa Catarina ( EFSC) continuava precariamente funcionando.
De 1962 a 1967, não houve aumento no transporte de cargas, o que contribuiu para elevar os custos ferroviários. No final da década de 60, houve a extinção do pinheiro araucária, desestruturando o transporte ferroviário que daí para frente deveria buscar seu transporte em lugares mais distantes.
O fechamento
Por volta de 1969, quando as obras da Br 470 foram concluídas, a estrada de ferro começava a ter seus dias contados. Foi então que, em 13 de março de 1971, a Maria Fumaça deu seu último apito, saindo da estação de Indaial com destino a Trombudo Central.
As pessoas nessa época não se importavam mais com a Maria Fumaça, pois as rodovias já haviam virado sinônimo de progresso e a locomotiva já era motivo de chacotas.
Com a crise do petróleo em 1973, o preço do combustível subiu, elevando os custos do transporte rodoviário. Nessa época, a Maria Fumaça fez falta.
A reconstrução do patrimônio Histórico
A TREMTUR ( Fundação Estrada de Ferro do Alto Vale do Itajaí) está em fase final do projeto que vai recuperar a locomotiva Baldwin Tem-Wheel 232. O projeto prevê a implantação da Ferrovia das Bromélias. No trecho da estrada de ferro de 28 quilômetro, a antiga estação liga Rio do Sul ( Bairro Bella Aliança) e Apiúna. A idéia desse projeto surgiu com o ex- prefeito Nodgi Pellizetti, em 1997.
A data para a reinauguração será dia 15 de abril, no aniversário de Rio do Sul. Segundo o presidente da TREMTUR, Carlos Ramiro da Silva, 51, alguns dos materiais foram adquiridos através de leilão pela prefeitura, e a máquina foi cedida pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviárias). Os valores gastos na recuperação não foram informados. Carlos acredita que o valor do ingresso para andar com a locomotiva, posteriormente, ficará em torno de 35,00 reais, pois segundo ele o custo para a manutenção desse equipamento é alto.
O principal objetivo é recuperar o patrimônio histórico e colocar a Maria Fumaça na rota turística de Rio do Sul. Posteriormente, o museu, hoje localizado no centro de Rio do Sul, também será transferido para a estação Bella Aliança.



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