A universidade brasileira no século 21
(Carlos Henrique)
Ao se ter notícia do Brasil estar entre as dez maiores economias do mundo, uma
reflexão fora feita num comparativo de que países como México e Perú que tinham
Universidades no século 16 contra o Brasil que só pôde ter tal progresso no
século 20, ainda que tivesse históricamente sido assim, um avanço através de
esforços na àrea educacional tanto da parte de alunos quanto seus mestres fez
com que o Brasil com 4 séculos de diferença se posicionasse de forma produtiva
tanto quanto aqueles países que já galgavam seus degraus acadêmicos bem
antes.Homens como, Oswaldo Cruz, Santos Dumont,Carlos Chagas,se sobressaíram ao
desastre deficit cultural, científico e acadêmico, simplesmente por vontade
própria. Mas hoje mesmo assim, 14% dos brasileiros possuem acesso aos cursos
superiores.há poucas pessoas com capacidade de produzir riquezas e gerar
conhecimento neste contexto difícil de formação superior gerando uma
discrepância prejudicial no que se refere à autonomia comparada aos Países
desenvolvidos tais como japão, França, Alemanha e E.U.A. Com todas dificuldades,
deficits e atrasos o Brasil construiu um um dos melhores panoramas de
pós-graduação do Hemisfério Sul. Como o ousado Projeto Genoma, realizado por
pesquisadores das universidades paulistas e coordenado pela Fapesp, os projetos
da Embrapa, muito fluente na economia agropecuária, e o alto valor dos aviões da
Embraer, hoje o principal item de nossa pauta de exportações. Exigentes esforços
de cobranças na competência e Habilidade dentro da educação gerou uma estrutura
excelente dentro do campo acadêmico. Dados como a formação de 6.000 doutores em
2001 comprova esta qualidade. Baseados nestes dados comparativos em que o Brasil
se iniciou com 4 décadas de diferença e ultrapassou suas expectativas é realista
vislumbrar que o País venha a desempenhar importante papel no setor acadêmico
nas próximas décadas e no próximo século.
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