Arrumar a mesa, sinal de supereficiência no trabalho
(Mercedes Penna Carvalho)
Quando a mesa de trabalho é desarrumada, há inúmeras chances de nos desviarmos de tarefas importantes. A atenção desaparece. Alguns, em escritórios, acham que a desorganização é sinônimo de criatividade. E que encontram qualquer papel debaixo de quinze folhas. Essa desordem pode significar que algo não vai bem. E tudo piora quando localizar um papel com aquele assunto não é achado. Como resolvê-lo? O caos aumenta.
Como dizem alguns especialistas em gerenciamento de tempo: são destinos para um papel – resolver o assunto nele contido, passá-lo adiante, guardar ou jogar fora. Quando um documento volta às nossas mãos pode ser por falta de decisão nossa. Método e precisão nas ações é fundamental. Isso nos permite controle de qualquer situação. Com sabedoria.
Uma mesa organizada precisa apenas de um telefone com os números mais solicitados, um porta-lápis, um bloco de notas e pastas com documentos. O que se conserva deve ser conforme os prazos, datas e importância. Não guarde cópias do que já tem no arquivo. Mantenha um banco de dados com nomes, endereços e telefones. Cuidado com as lixeiras. Elas podem receber hoje algum papel que você procurará, desesperadamente, amanhã.
Uma certa pesquisa, segundo Declan Treacy, comprova que 85% do que é guardado não será mais consultado. Atenção ao que se guarda e ao que se elimina é importante. Também é necessário reservar dez minutos da manhã para o planejamento do dia. Eleger as prioridades e resolver o que é mais difícil, nas horas de melhor produção. Escolher o momento certo para realizar tarefas é conseguir ser criativo e já sair vitorioso. Enfim, o segredo está em pensar sempre mais para agir melhor. Organizadamente.
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