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GEOPROCESSAMENTO
(Nelson Socoloski)

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NELSON SOCOLOSKI GEOMARKETING - CONSULTA DE IMÓVEIS COMERCIAIS POR RAMO DE ATIVIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS INTRODUÇÃO O avanço dos Sistemas de Informação ligado aos novos conceitos mercadológicos, que surgem a partir da compreensão, por parte das empresas, do seu relacionamento com os clientes, criam áreas ainda inexploradas pelos profissionais de Marketing. O presente trabalho tem por objetivo, fornecer uma ferramenta de análise com o uso dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG), a fim de disponibilizar informações de estabelecimentos comerciais existentes, através de consulta prévia estabelecendo a quantidade de pontos comerciais de uma mesma atividade econômica em uma determinada área de estudo na base cartográfica. 2. JUSTIFICATIVAS Dentre as informações mercadológicas visualizadas em mapas geográficos por meio da tecnologia de geomarketing, podemos citar: distribuição das suas filiais ou ponto de vendas, localização geográfica dos concorrentes, entre outras. As principais vantagens em utilizar o geomarketing são: Analisar a distribuição geográfica dos clientes; Acompanhar os resultados das ações de marketing; Identificar a presença da concorrência e seu perfil; Identificar as regiões que possuem pontos de atratividade e que geram grande circulação de pessoas e veículos, como por exemplo: agências bancárias, hotéis, supermercados, etc; Realizar estudo de potencial de mercado para o planejamento de expansão, redução e remanejamento de rede de vendas. Levantamento da quantidade de domicílios, indústrias e comércio. 3. OBJETIVOS 3.1 OBJETIVOS GERAIS Desenvolvimento de uma metodologia de análise com auxílio de ferramentas SIG para tomada de decisões mercadológicas, configurável para qualquer base cartográfica, permitindo assim, a utilização em outras cidades. Objetiva-se com a análise, proporcionar a emissão da consulta em forma de layout, com mapa de localização, permitindo realizar um levantamento detalhado de uma determinada localidade, para que o profissional possa avaliar o real potencial sócio-econômico no processo de tomada de decisão quanto à abertura de novos empreendimentos ou ampliação de mercado referente a uma determinada empresa. 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Emissão de mapa contendo a localização do imóvel a ser implantado e das edificações ao redor da área em estudo com os respectivos concorrentes. Utilização de um banco de dados existente, padronizado pelas prefeituras na emissão da DIEF (Declaração de Informações Econômicos Fiscais) ao SEFA (Secretaria de Estado da Fazenda), de forma a se integrar à base de dados geográficos de qualquer município. 7. RESULTADOS A emissão do mapa com croqui do imóvel para ser implantado o futuro empreendimento comercial contendo localização das edificações ao redor da área em estudo e respectivas concorrências com número de empregados e renda média por quadra. CONCLUSÕES Conclui-se que, apesar das limitações deste trabalho, é possível perceber a grande potencialidade do Geomarketing para as organizações. Desta forma, as empresas podem dar mais um passo importante no intuito de conhecer melhor os seus clientes e possíveis clientes, individualizando cada vez mais o seu relacionamento com os mesmos. Para um melhoramento futuro, e continuidade do projeto propõe-se a adição de layers temáticos com zoneamento definidos pelo plano diretor, proporcionado assim, maiores informações na tomada de decisões.



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