Saber ler é preciso
(Daniel Zimmermann)
Num mundo em que cada vez mais exige a cobrança e a exemplar eficiência, a leitura ainda é, sem dúvida, um dos melhores meios de aquisição de conhecimento. Mesmo com a popularização do Cinema, Rádio e Televisão não há registros de uma acentuada redução de material impresso no Brasil.
A palavra ler vem do latim legere, que significa ao mesmo tempo ler e colher, ou seja, a arte de colher idéias, no entanto, para colher idéias de uma forma eficiente é preciso não saber apenas o que está escrito no papel, é necessário saber compreender, interpretar e ter cuidados ao realizar uma leitura.
Uma leitura se torna deficiente quando se concentra muito nas palavras e não nas idéias, ter o hábito de acompanhar a leitura com o movimento dos lábios reproduzindo as palavras, ler o livro muito perto ou muito longe, ler com o corpo em posição forçada ou sem conforto, ler quando se devia estar dormindo, ler quando se tem pressa ou preocupações, ler com luz insuficiente ou escassa.
O bom leitor se faz com dicas simples como aumentar o vocabulário, pois se estará aumentando a capacidade de assimilação, leia frases e não palavras, seja qual for o tipo de leitura concentre-se no que está fazendo, sem concentração qualquer leitura se torna deficiente, consultar um bom dicionário sempre que haver dúvida sobre a significação de palavras num texto; ao ler, evitar mexer os lábios e acompanhar o texto com a cabeça, acompanhe o movimento com os olhos; ler a noite na cama não é ler, é um pretexto para chamar o sono.
Uma agradável leitura traz benefícios e vantagens como sistemas, fatos, leis, regras e princípios para pronta referência e estudo, meios de continuar a educação e aperfeiçoar a cultura e adquirir ampla visão de mundo e tão importante quanto saber o que uma palavra significa é compreender as idéias e os pensamentos contidos nos textos.
Resumos Relacionados
- A Importancia Da Leitura
- Brasil Seiko
- A Importância Do Ato De Ler: 22 Ed. São Paulo: Cortez, 1988.
- A Importância Do Ato De Ler: 22 Ed. São Paulo: Cortez, 1988.
- Planejamento De Atividades De Leitura Para Aulas De Idiomas
|
|