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Marketing de Relacionamento
(Éslon Pinheiro)

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O mercado global fala várias línguas, tem várias cores, tamanhos, diferentes necessidades e uma vasta gama de desejos. Para se adaptar a esta Disneylândia mercadológica é preciso falar a mesma língua que os consumidores, entender os desejos e necessidades de todos, ou seja, conhecer os clientes um a um.
As empresas, em sua minoria, têm dado importância a um principio básico do Marketing: a necessidade de conhecer e satisfazer o cliente em longo prazo. Para isso, é preciso saber que os consumidores querem preços satisfatórios, mas também querem produtos de qualidade e variedade de escolha e se queixam quando não tem bom atendimento, quando não encontram produtos personalizados e não recebem atenção pessoal.
As empresas que perceberam a mudança mercadológica já estão mudando o seu negócio, a primeira coisa que as empresas fizeram foi diferenciar seus produtos e serviços em meio ao excesso de opções.
As empresas de hoje estão concentrando esforços na criação de consumidores fiéis. Há a mudança de transação para a de construção de relacionamento.
Marketing de Relacionamento é um conjunto de estratégias que visam o entendimento e a gestão do relacionamento entre uma empresa e seus clientes, atuais e potenciais, com o objetivo de aumentar a percepção de valor da marca e a rentabilidade da empresa ao longo do tempo.
O sucesso do Marketing de Relacionamento deve ser mensurado através de todos os relacionamentos que influenciam na satisfação dos clientes. Para isso não se pode excluir nem um canal: fornecedores (sejam de bens ou de serviços), concorrentes diretos ou indiretos, funcionários (mesmo que não tenham contato direto com o cliente), estrutura física do negócio e até mesmo os compradores intermediários e os finais.
Ao analisar todo o tipo de relacionamento com a finalidade de estabelecer um Marketing de Relacionamento eficaz, aparece o grande ponto negativo desta nova ferramenta: a empresa precisará sofrer, às vezes, drásticas mudanças. Para isso toda a empresa tem que estar disposta a rever a sua forma de trabalho, desde a diretoria até os cargos de menor destaque dentro da corporação.
Temos como ponto positivo, à implementação de um Marketing de Relacionamento, a grande vantagem competitiva que a empresa estará adquirindo frente a seus concorrentes. Uma vez que com todo este acumulo de informações em que o mercado está lidando diariamente fica fácil à cópia, por parte dos concorrentes, de um diferencial meramente tecnológico, mas por outro lado, quando eles perceberem o diferencial proporcionado pelo Marketing de Relacionamento este já terá absorvido grande parte do mercado.
O primeiro, e o mais importante, passo para a implementação do Marketing de Relacionamento é verificar se a empresa está realmente preparada para o desenvolvimento do data base.
Para se tirar proveito desta ferramenta do Marketing é necessário à implantação de um banco de dados que possibilite a coleta de vários tipos de informações referentes aos consumidores: número de membros familiares, onde mora, o que compra, como compra, registrar suas insatisfações e satisfações e outros detalhes.
Só este banco de dados não quer dizer que a empresa esteja utilizando o Marketing de Relacionamento, é preciso compartilhar estas informações com toda a empresa de forma segmentada, ou seja, enviar os dados certos para as pessoas certas para que possam transformá-los em ferramentas de melhoria de relacionamento.
Inicialmente oferece-se treinamento e esclarecimentos a diretorias e gerencias depois, gradativamente, atingem-se os postos logo a baixo na hierarquia empresarial até ter atingido todos os funcionários da empresa.
A mudança na empresa deve ser tão profunda a ponto de o executivo ter que reescrever a missão da empresa. A nova leitura deve conter de forma clara que o cliente é o principal objetivo da empresa. O passo seguinte é deixar claro que todos têm uma importância real no desempenho de suas funções e no propósito de atingir o objetivo traçado.
O Marketing de Relacionamento é uma interface entre o Marketing Externo, o Marketing Interno e o Marketing Interativo. Fazer promessas é uma atividade do Marketing Externo, possibilitar que as promessas sejam cumpridas é uma função do Marketing Interno e cumprir as promessas é função do Marketing Interativo.
Sendo assim o processo nunca termina, pois o relacionamento é mantido através das interações intensificadas logo após a venda.
No Marketing de Relacionamento existem alguns processos essenciais para que se possa obter a satisfação dos clientes: primeiro é ter em mente que a qualidade interna e externa dos relacionamentos é fundamental. O segundo preceito é ter rapidez associada a cortesia no atendimento as necessidades dos clientes. Premiar a lealdade dos clientes com recompensas e reconhecimento é o terceiro ponto. O quarto quesito é envolver o cliente no processo de melhoramento e desenvolvimento de produtos e serviços.
As empresas devem monitorar o nível de satisfação de seu cliente atual com relação a seus produtos e serviços; não presumir que seus clientes atuais estão garantidos; e de vez em quando, fazer algo de especial para ele.
A integração do time que está disposto a superar desafios para alcançar o objetivo final, encantar o cliente é de fundamental importância para o Marketing de Relacionamento.
Amar ao próximo como a si mesmo? Mas quem é o próximo? São os seres humanos com quem possuímos algum tipo de relação direta ou indireta, certo? Logo, podemos concluir que uma ótima estratégia de busca da perfeição nos negócios pode ser: Amar ao cliente como a si mesmo.



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