O sonho de enfrentar Bill Gates!
()
O sonho de enfrentar Bill Gates!
Bill Gates já afirmou que qualquer garoto numa garagem é uma ameaça potencial a seu negócio. Afinal, a Microsoft fatura 37 bilhões de dólares por ano e detém um virtual monopólio sobre o universo da computação pessoal. Simplesmente não há como um bando de nerds ameaçar a solidez da maior empresa de software do planeta. Mas, sempre que surgem pretensos rivais da Microsoft, há quem teime em ver Gates como uma espécie de demônio digital e torça para que ele perca. Gates normalmente vence, e a lista dos que sonham enfrentá-lo só faz crescer. Depois de vitórias sobre IBM, Borland,VisiCalc, Apple e Netscape, entre dezenas de outras empresas, dois novos nomes surgiram no radar da Microsoft nos últimos meses. O segundo é um novo navegador chamado Firefox, que não pertence a nenhuma empresa e é mantido por uma rede de colaboradores reunidos na Fundação Mozilla. O Google protagonizou a oferta pública de ações mais esperada desde o estouro da bolha da internet. A Microsoft vale 290 bilhões de dólares, tem mantido seu crescimento há anos e continua sendo uma das ações mais sólidas do mercado financeiro. A versão para uso pessoal do Google promete trazer para o dia-a-dia do micro a facilidade de uso e o acesso às informações que o buscador trouxe para a navegação na web. Graças à sua interface simples e a um sofisticado sistema de classificação, desenvolvido pelos fundadores, Larry Page e Sergey Brin, quando estudavam na Universidade de Stanford, na Califórnia, o Google transformou para sempre a busca entre os bilhões de páginas da rede. No micro, a situação hoje é semelhante. Acumulam-se centenas de arquivos de imagens, sons, vídeos e textos sem que o usuário saiba direito onde guardou o quê. A versão pessoal do Google surge como uma caixinha de busca embaixo da tela, é capaz de lidar com vários formatos de arquivos e ainda monitora o comportamento do usuário durante o uso da internet, para facilitar também as pesquisas na rede. Outro serviço do Google é o Gmail, o primeiro sistema de e-mail gratuito com ampla capacidade de armazenamento. As receitas da empresa vêm de anúncios direcionados, vendidos de acordo com os termos das buscas ou o comportamento do usuário. A idéia do Google é oferecer os principais serviços usados no dia-a-dia para se tornar a mais popular porta de entrada não só para a internet, mas também para o micro. Facilitar a vida de quem usa computador sempre foi a chave do sucesso da Microsoft. No início do próximo ano, a empresa lançará o MSN Search, um concorrente do Google -- a versão de testes já está em funcionamento (http://beta.search.msn.com) e dá uma boa idéia do produto. A página de acesso é simples e há alguns serviços extras. A função "Procure perto de mim" ("Search near me") identifica a localidade do usuário e oferece resultados nas redondezas. Também é possível definir a pesquisa pelo grau de popularidade dos sites ou priorizar os que tiveram atualizações recentes. "Nossos levantamentos mostraram que grande parte das buscas na internet ainda não traz o resultado esperado pelo internauta", diz Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor da MSN para o Brasil e para a América do Sul. Quando a Microsoft divulgou que sua ferramenta fazia buscas em 5 bilhões de páginas na web, o Google logo anunciou um aumento no número de páginas indexadas, de 4,7 bilhões para 8 bilhões. Está em jogo a também bilionária verba de publicidade associada aos resultados das pesquisas -- só o Google fatura quase 1 bilhão de dólares por ano com anúncios. Nos Estados Unidos, publicidade na internet já representa 5% do total das mídias, diante de pouco mais de 1% no Brasil. No caso do Firefox, lançado no último dia 9 de novembro, o que está em jogo não é dinheiro. Tudo o que a Fundação Mozilla ganhou com o lançamento foram 250 000 dólares em doações para pagar anúncios de página inteira no The New York Times apresentando o projeto. O ob jetivo é provar que os métodos abertos de desenvolvimentode software geram produtos melhores e mais duradouros. O criador do Firefox, Blake Ross, já fazia parte da equipe da Netscape quando era um garoto de 14 anos. Outros pioneiros dos browsers também aderiram ao produto. O Firefox bloqueia as janelas automáticas de publicidade (pop-ups), permite abrir várias páginas na mesma janela, simplifica os mecanismos de privacidade e dá um pouco mais de espaço de tela aos sites. Sem falar, é claro, no Google como sistema de busca associado. Segundo analistas, o que mais beneficiou o Firefox foram as falhas de segurança do Explorer -- o navegador mais usado, portanto o mais atacado por vírus e hackers.
Os desafios da Microsoft:
Busca O buscador mais popular da internet quer invadir o PC. Para combater o Google, a Microsoft lançou um buscador alternativo, o MSN Search. Navegador A Microsoft lidera o mercado com tranqüilidade. O lançamento do Firefox, porém, fez surgir o primeiro concorrente, ainda que pequeno, em anos. Segurança A Microsoft é o alvo preferido dos hackers. Ataques ao Explorer e a outros programas machucam a imagem da empresa. Segurança virou prioridade para Bill Gates.
Resumos Relacionados
- Mozilla Firefox
- Download Do Software Mozila Firefox 3.5.6 – O Melhor Navegador Da Web!
- Www.google.com/chrome
- A Página Web Mais Visitada Da Internet
- Escolha O Seu (novo) Navegador
|
|